Na manhã desta quarta-feira, 16, Jair Bolsonaro (PL) foi ao encontro do presidente da Rússia, Vladmir Putin, no Kremlin em Moscou.
Durante a conversa, o inquilino do Planalto diz que é solidário ao país euro-asiático no que diz respeito as relações tensas com os Estados Unidos.
Bolsonaro chegou ao Palácio do governo russo por volta das 14h e foi recebido por Putin no gabinete de representação, onde houve os cumprimentos formais. Ambos fizeram uma rápida fala inicial que foi transmitida pelo governo anfitrião.
“Estou muito feliz e honrado por este convite. Somos solidários à Rússia. Queremos muito colaborar em várias áreas. Defesa, petróleo e gás, agricultura. As reuniões estão acontecendo. Tenho certeza que essa passagem por aqui é um retrato para o mundo que nós podemos crescer muito nas nossas relações bilaterais”, disse Bolsonaro.
Na sequência, Putin declarou ser uma “alegria” receber Bolsonaro e afirmou que o encontro entre os dois possa resultar em uma relação “produtiva”. “É uma alegria recebê-lo. Espero que nosso encontro seja produtivo”, declarou.
Ele também lembrou que o comércio entre Rússia e Brasil teve um crescimento de 87% e que essa ida de Bolsonaro “é muito importante, porque o Brasil é o principal parceiro nosso na região da América Latina”.