O senador Jaques Wagner (PT-BA) reiterou na noite desta terça-feira, 15, que está disposto a disputar o governo da Bahia nas eleições deste ano. A declaração foi dada após uma reunião com o ex-presidente Lula, o governador Rui Costa (PT) e o senador Otto Alencar (PSD) em São Paulo.
Na ocasião, Rui teria comunicado ao ex-presidente que vai mesmo deixar o Palácio de Ondina em abril para disputar o Senado. A decisão foi tomada nos últimos dias e de porteira fechada, ou seja, sem diálogo prévio e consistente com a base.
Vale lembrar que com isso, Otto ficaria sem espaço no grupo governista e a única opção para manter a tríplice aliança local formada por PT, PP e PSD seria a candidatura do pessedista ao governo baiano com apoio de Rui e do próprio Lula. Na prática, Wagner abriria mão de sua pré-candidatura para permanecer no cargo de senador.
Já o atual vice-governador, João Leão (PP-BA), também está com seu futuro político indefinido, mas já sinalizou por diversas vezes que o PP baiano vai continuar na aliança costurada por Rui e Wagner.