Durante a live desta quinta-feira, 3, Jair Bolsonaro (PL) ficou esbravejando devido as críticas que recebeu por revogar o luto oficial de Padre Cícero. Além disso, o inquilino do Planalto humilhou os brasileiros da região Nordeste ao usar o termo “pau de arara”.
Vale lembrar que a origem da expressão “pau de arara” é da migração, desde o século 19, de pessoas do Nordeste para as regiões Sul e Sudeste. As viagens eram longas, precárias e perigosas e feitas em caminhões com tábuas atravessadas na carroceria, como araras no pau.
Natural do Crato (CE), Padre Cícero morreu em 1934, na cidade vizinha de Juazeiro do Norte (CE), e é considerado santo na região Nordeste. O líder religioso foi alvo das grosserias de Bolsonaro por causa dos decretos de luto que revogou e cuja revogação posteriormente cancelou.
Além dos ataques, Bolsonaro também mostrou que desconhece as origens de Padre Cícero ao dizer que o cearense era de Pernambuco. Na sequência, pediu a confirmação aos assessores presentes na live. Com a demora, ele se irritou e disse:
“Falaram que eu revoguei o luto de Padre Cícero. Lá do Pernambuco, é isso mesmo? Que cidade que fica lá? Cheio de pau de arara aqui e não sabem em que cidade fica Padre Cícero, pô?”.