A pesquisa do Instituto Opnus, contratada pelo Grupo Metropole da Bahia, divulgada nesta quinta–feira, 27, mostrou dois cenários completamente diferentes com os mesmos candidatos.
Na estimulada, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), lidera com 52% dos votos, seguido por Jaques Wagner (PT) que aparece com 29%. O ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos) fica em terceiro lugar com apenas 5%. Marcos Mendes (PSOL) registra 1%.
Porém, no segundo cenário, onde os candidatos são associados aos seus respectivos apoios na disputa nacional, o jogo vira.
Jaques, com o apoio do ex-presidente Lula (PT), assume a liderança com 46% das intenções de voto. Enquanto isso, Neto, com apoio do ex-ministro Ciro Gomes (PDT), cai para 33%.
Com apoio de Bolsonaro, João Roma permanece com seus 11% de intenções de voto. Já Marcos Mendes, na coligação com Guilherme Boulos (PSOL), mantém os mesmos 1%.
O levantamento foi feito entre os dias 19 a 22 de janeiro. No total, foram ouvidas 1.500 pessoas por telefone. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais (para mais ou para menos). A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BA-07451/2022.
Julio Góes
28/01/2022 - 09h40
Os baianos que votam no PT esperam que a sigla corrija seu comportamento descaracterizado de um partido de trabalhadores.