O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, determinou que Jair Bolsonaro (PL) terá que prestar depoimento presencial a Polícia Federal já nesta sexta-feira, 28, as 14hrs.
O inquilino do Planalto vai depor no inquérito que apura vazamento de investigação do órgão a respeito de ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Moraes tomou a decisão após Bolsonaro não indicar local, dia e horário dentro do prazo para ser ouvido pelos agentes. Com isso, ele terá que comparecer na sede da PF, em Brasília, para ser interrogado.
Vale ressaltar que a Advocacia Geral da União (AGU) enviou um pedido de dispensa, na véspera do prazo final, que foi negado pelo magistrado.
“Em momento algum, a imprescindibilidade do absoluto respeito ao direito ao silêncio e ao privilégio da não autoincrimnação constitui obstáculo intransponível à obrigatoriedade de participação dos investigados nos legítimos atos de persecução penal estatal ou mesmo uma autorização para que possam ditar a realização de atos procedimentais ou o encerramento da investigação, sem o respeito ao devido processo legal”, sustenta Moraes.
Noutro trecho do despacho, Moraes esclarece que “em uma República, o investigado – qualquer que seja ele – está normalmente sujeito ao alcance dos poderes compulsórios do Estado necessários para assegurar a confiabilidade da evidência, podendo, se preciso, submeter-se à busca de sua pessoa ou propriedade, dar suas impressões digitais quando autorizado em lei e ser intimado para interrogatório”.
Kleiton
27/01/2022 - 23h27
Esse é o papel de um supremo tribunal ?
Só na bananolandia.
Paulo
27/01/2022 - 22h01
Gosto do Xandão, de um modo geral – com críticas pontuais -, e acho que ele age bem, nesse inquérito (até porque, se esperar algo do Aras, morre em alto mar), mas, apesar disso, acho que ele deve colocar as barbas de molho, pois, se não tiver o aval de seus pares, no STF, será engolido. E os “adevogados” já parecem incomodados…
Francisco
27/01/2022 - 20h47
Um míssil contra o genocida. Vai fazer mais estragos na já péssima imagem dele.