Colunista do Globo admite que Lula é a terceira via

Nesta segunda-feira, 24, o colunista conservador do Jornal O Globo, Demétrio Magnoli, publicou um texto onde admite que a terceira via está cada vez mais longe de se tornar viável e que o ex-presidente Lula (PT) já está ocupando esse lugar ao centro do tabuleiro político.

Magnoli chega a usar o termo “fracasso” ao se referir a terceira via e responsabiliza a polarização cristalizada entre Lula e Bolsonaro.

“O fracasso da ‘terceira via’ está expresso nas sondagens de opinião pública. Segundo as análises convencionais, a explicação para o fracasso encontra-se na polarização política entre Bolsonaro e Lula, que fecharia o caminho a uma candidatura alternativa, de centro. Há bem mais que um simples equívoco no diagnóstico”, escreve.

“Paradoxalmente, a ‘terceira via’ vai se tornando uma realidade — e atende pelo nome de Lula. O ex-presidente definiu uma estratégia de campanha baseada na ideia de ocupar o centro do tabuleiro político. A democracia unida contra o autoritarismo — eis a mensagem que o candidato procura veicular. A manobra destina-se a fechar o caminho do centro, ocupando-o”, continua.

Por fim, Magnoli lembra que o líder progressista vai repetir a sua estratégia vitoriosa da campanha de 2002 quando divulgou a Carta ao Povo Brasileiro.

“Não é novidade. Lula operou segundo a mesma estratégia em seu triunfo pioneiro, duas décadas atrás, divulgando a Carta ao Povo Brasileiro e compondo chapa com o empresário José Alencar. A inovação é o passo ousado de articular uma chapa com Alckmin, símbolo de um PSDB que não mais existe. A mensagem: meu governo conectará as políticas sociais lulistas à política econômica tucana. Reconciliação é o nome de seu jogo”, 

Redação:
Related Post

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.