O recado dado pelo ex-presidente Lula (PT) de que não teria problemas em formar uma chapa presidencial com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, causou reações positivas de setores do mercado financeiro.
Ele voltou a falar sobre o assunto durante entrevista aos canais independentes e progressistas, em um hotel de São Paulo, na manhã desta quarta, 19.
A declaração de Lula sinaliza, de forma clara, que sua campanha e seu possível terceiro governo será feito na base do diálogo, incluindo todos os setores da sociedade para a reconstrução do país no pós-Bolsonaro.
Durante uma live para investidores, promovida pela Genial Investimentos, o economista Roberto Motta destacou que o líder progressista está caminhando para o centro e que uma possível chapa Lula-Alckmin teria aprovação de boa parte da Faria Lima.
“O candidato que saiu na frente (das pesquisas) está rumando para o centro. É isso que os investidores querem”, declarou.
Motta ainda observou que “Lula estava em ambiente hostil para dar declarações que surpreenderam o mercado” e que por isso, aproveitou a entrevista com os sites progressistas para mandar o seu recado sobre a chapa presidencial, tanto para Faria Lima quanto para as “alas mais radicais” do Partido dos Trabalhadores (PT).
Vale ressaltar que após a declaração de Lula, o próprio mercado financeiro reagiu de prontidão. O dólar caiu e foi negociado por menos de R$ 5,50 pela primeira vez desde a segunda quinzena de novembro. Já o Ibovespa subiu 1,79% e foi aos 108.571 pontos.
Assista a live na íntegra!