Durante entrevista aos canais independentes e progressistas, o ex-presidente Lula (PT) foi questionado sobre a possibilidade de ter o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como seu vice na chapa presidencial.
Como é de conhecimento público, Alckmin é cotado para disputar o Planalto junto com o líder progressista. Atualmente, o ex-governador está sem partido após se desfiliar do PSDB.
De acordo com Lula, o assunto não tem sido discutido entre os dois e lembrou que Alckmin ainda não definiu seu rumo partidário. O ex-presidente reclamou de “palpites” que saem na mídia e lembrou que ainda não decidiu sobre candidatura.
“Só não temos falado do assunto o Alckmin e eu. Você vê todo mundo dar palpite, mas não vê uma fala minha e do Alckmin. Por uma razão simples: ele saiu do PSDB e não definiu para onde ele vai. E eu não defini se sou candidato. Então não pode ter candidato nem vice”, declarou.
Mas apesar disso, Lula deixou claro que não vê problemas em se aliar com Alckmin, pois segundo ele, é necessário pensar além da eleição, mas na governabilidade de seu possível terceiro mandato.
“Não sou candidato para ser protagonista, sou candidato para ganhar as eleições, e num momento em que o Brasil está infinitamente pior do que em 2003, quando tomei posse”, lembra.
“Ganhar as eleições é mais fácil que governar, e governar significa que você tem que adquirir uma possibilidade muito grande de conversar com as pessoas. Por isso precisamos fazer alianças”, completa.
Em outro momento, o ex-presidente falou das divergências com Alckmin, mas que isso não pode ser empecilho para formar uma aliança democrática e que é preciso “colocar as convergências em um outro canto para poder governar”.
“Temos divergências? Temos. Por isso pertencemos a partidos diferentes. Temos visões de mundo diferentes, mas isso não impede que se construa a possibilidade das divergências serem colocadas em um canto e você colocar as convergências em um outro canto para poder governar. Não terei nenhum problema se tiver que fazer uma chapa com o Alckmin para ganhar as eleições e poder governar esse país. O vice tem que ajudar a governar”, finalizou.
Assista a entrevista na íntegra!