Na noite desta quinta-feira, 13, a Exame/Ideia divulgou a segunda pesquisa eleitoral de 2022 e revela que o ex-presidente Lula (PT) cresceu 4 pontos e lidera com 41% das intenções de voto contra 24% de Jair Bolsonaro (PL).
Na terceira via, o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) ocupou de vez com 11%. Já o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) alugou a quarta colocação com 7% dos votos e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), 4%.
No levantamento espontâneo, Lula se consolida de vez na liderança e garante seu lugar no 2° turno com 34% das intenções de voto, um crescimento de seis pontos em comparação com a pesquisa de dezembro. Jair Bolsonaro registra 20%, seguido pelo ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT), ambos com 4%.
Na disputa de 2° turno, o líder progressista vence todos os adversários com larga vantagem, em especial contra Doria e Ciro. Enquanto isso, Bolsonaro perde para todos os seus adversários, exceto João Doria.
A pesquisa ouviu 1.500 eleitores entre os dias 9 e 13 de janeiro. As entrevistas foram feitas por telefone, a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-03460/2022.
Confira o resultado de pesquisas anteriores!
De acordo com a nota fiscal registrada no TSE, a pesquisa Exame/Ideia custou exatamente R$ 27.970,00. O contratante é a própria Exame.