O ex-ministro do Governo Lula e pré-candidato a presidência pelo PDT, Ciro Gomes, usou as primeiras horas desta quarta-feira, 5, para criticar duramente o artigo do ex-ministro da Economia, Guido Mantega, publicado na Folha.
Nas palavras do pedetista, o texto trata-se de uma “carta aos brasileiros envergonhada e desenvolvimentista de araque”. Ele também atacou Mantega ao dizer que o economista representa um pensamento pobre e cínico do que chamou de “lulismo”.
“A síntese do pensamento econômico do lulismo, pobre e cinicamente produzida por Guido Mantega, hoje na Folha, é uma das peças mais hipócritas e ambíguas já vistas. É uma mistura de “Carta aos Brasileiros” envergonhada e nacional desenvolvimentismo de araque”, escreveu.
“Se o Brasil depender destes senhores para sair do atoleiro, vamos afundar de vez. A questão central – mudança do modelo de econômico – vira uma pergunta minúscula e covarde”, completou.
No artigo, Mantega disse que no possível governo Lula, o Brasil retomará as políticas de incentivos industriais e os investimentos em tecnologia.
“O novo governo deve retomar as políticas industriais e as de investimento tecnológico, que devolvam a competitividade da indústria brasileira. Claro, sem esquecer as questões climáticas e ambientais”, declara.
Em outro trecho, o economista ressalta que o Governo Bolsonaro tem piorado a condição de vida dos brasileiros e que a política econômica de Paulo Guedes só levou o país a regressão social.
“Em vez de colocar o Estado em campo para socorrer as vítimas da crise e estimular a retomada do investimento, como fizeram os países do G20, o governo Bolsonaro reduziu o auxílio emergencial de 2020 para 2021, e vem diminuindo o investimento público desde o início do seu governo”, argumenta.
“Essa situação dramática, produzida pela política econômica do ministro Guedes, contrasta com o desempenho da política econômica social desenvolvimentista dos governos Lula e Dilma”, completou.