O Governo Bolsonaro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, bloqueou o pedido do governador da Bahia, Rui Costa (PT), para autorizar o envio de ajuda humanitária da Argentina aos municípios baianos que foram castigados pelas chuvas.
No documento enviado a pasta, o governador baiano chega a agradecer os esforços do Governo Federal e os argentinos pela ajuda.
O chefe do Executivo baiano pediu autorização para a missão estrangeira por meio das redes sociais.
“Com a união de esforços, vamos superar este difícil momento. Agora, a missão argentina aguarda a autorização do Ministério das Relações Exteriores para que possam vir à Bahia. Agradeço aos argentinos e peço ao Governo Federal celeridade na autorização para a missão estrangeira”, escreveu.
Em um trecho do documento obtido pelo G1, o Governo Bolsonaro diz que os recursos pessoal e financeiro são suficientes e falou sobre os R$ 200 milhões para enfrentar a emergência.
“Na hipótese de agravamento da situação, requerendo-se necessidades suplementares de assistência, o Governo brasileiro poderá vir a aceitar a oferta argentina de apoio da Comissão Capacetes Brancos, cujos trabalhos são amplamente reconhecidos”, afirma em outro trecho.
Ao todo, cerca de 24 pessoas perderam a vida em decorrência das fortes chuvas no estado. A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) informou que o número de desabrigados pelas fortes chuvas que castigam o estado chegou a 37.324. Já o total de desalojados é de 53.934.
Paulo
30/12/2021 - 22h20
A ajuda é pequena e pouquíssimo relevante, além dos custos (lembram a dos israelenses em Brumadinho, que Bolsonaro aceitou de bom grado). Isto posto, acredito que a decisão de Bolsonaro – assim como os arroubos do governador da Bahia – foi política. Até na desgraça PT e Bolsonaro se equivalem…