Menu

Cláudio Couto: Ingenuidade é inaceitável para políticos profissionais; Cinismo e covardia talvez sejam

Por Cláudio Couto No dia 26 de dezembro, domingo, o jornal português “Diário de Notícias” publicou uma entrevista com a senadora Simone Tebet (MDB-MS), pré-candidata à Presidência da República por seu partido. No título da matéria, o periódico destacou uma declaração da congressista: “Ninguém imaginava que Bolsonaro seria o pior presidente da história”. Eis uma afirmação que talvez seja crível […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Reprodução

Por Cláudio Couto

No dia 26 de dezembro, domingo, o jornal português “Diário de Notícias” publicou uma entrevista com a senadora Simone Tebet (MDB-MS), pré-candidata à Presidência da República por seu partido.

No título da matéria, o periódico destacou uma declaração da congressista: “Ninguém imaginava que Bolsonaro seria o pior presidente da história”.

Eis uma afirmação que talvez seja crível saindo da boca de uma pessoa comum do povo, sem vivência ou informação política. Afinal, Jair Bolsonaro foi um deputado por nada menos do que sete mandatos, completando 28 anos de inflamada atuação parlamentar e um incontável número de declarações e posicionamentos ultrajantes.

Antes mesmo disso, em 1986, já se tornara figura notória, quando veio a público sua rebeldia ainda como militar, que além de reivindicar maiores soldos por meio da imprensa, planejava nada menos do que plantar explosivos em instalações castrenses e numa adutora do Rio de Janeiro.

Leia o artigo completo na Carta Capital clicando aqui.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuiz.

27/12/2021 - 16h12

Eu concordo perfeitamente com autor!
Não cabia enganos sobre bolsonaro e o perigo que ele representa!

Todos que já atuavam politicamente mais fingiram do que se enganaram no voto que deram no 2º turno de 2018! E se enganaram nos votos nos dois candidatos, não se enganaram só alguns! Poderiam ter votado em branco, que é um voto tão legítimo quanto o voto em candidato ou partido. Eu só acho ilegítimo quando a pessoa deixa de votar para passear ou quando anula o voto, negando o processo democrático.

Em relação ao candidato Bolsonaro, de autoritarismo ainda mais perigoso do que o PT, alguns eleitores tinham reservas a Bolsonaro mas não o conheciam o bastante: milhões e milhões de eleitores são desligados do teatro partidário e eleitoral brasileiro! bolsonaro era um nome desconhecido desses milhões e milhões de eleitores. O que o Brasil vinha vivenciando com o PT, vivência só realmente percebida a partir de 2012/2013, principalmente na economia, empurrou um eleitorado despreparado para os braços de bolsonaro. Os eleitores, desde os menos preparados, poderiam ter olhado com mais cuidado as opções que tinha em 2018. Mas o PT – sim, o PT! – vinha há mais de 20 anos massacrando os melhores quadros da nossa política! Massacraram o Fernando Henrique, massacraram o Ulisses Guimarães, massacraram o Marcos Freire (Pernambuco), massacraram o Ramez Tebet (Mato Grosso, pai da senadora Simone), massacraram Teotônio Vilela mesmo já reconvertido, massacraram José Serra, Franco Montoro, Mário Covas, Geraldo Alckmin, massacraram os melhores quadros da nossa política. Vou parar de listar, que a fila é muito imensa, mas no âmbito regional, estados e municípios, o PT fazia a mesma coisa com os bons quadros!

Quando veio 2018 o eleitor detestava os quadros políticos em geral e os partidos. Nesse massacre político feito no Brasil, o eleitor resolveu apostar no desconhecido.

O massacre que o PT fazia era implacável e sempre envolveu narrativas sem fundamentos, mentiras bem deslavadas, acusações levianas e ataques agressivos e grosseiros. O que o PT fazia com as vitrines de lojas (e de vez em quando ainda faz) o PT fazia também com os partidos e os quadros políticos. E visava os melhores quadros dos partidos, talvez por esses se destacarem. Era como o treinador, o jogador e o torcedor covardes, que perseguem os melhores jogadores adversários em campo, dando caneladas até quebrarem a perna dos melhores jogadores dos outros times.

Preciso fazer um intervalo e observar: parece que estou fazendo a minha narrativa do que era. Não! Estou relatando como era de fato! Como o PT fazia!
Parece xagero meu, não é? Na verdade, o PT ainda faz isso, mas o próprio PT quebrou a própria espinha ao se envolver com corrupção e com os corruptos da política brasileira de forma muito grossa e ao fazer uma gestão tão catastrófica na economia, ao ponto de voltar a faltar dinheiro até para pagar programas sociais e o PT passar a ter que falsificar o orçamento para ter dinheiro, estourando o orçamento do país e fazendo voltar o déficit primário. Como o PT está com o telhado de vidro, agora está maneirando as agressões. Mas ninguém confia que a covardia do PT não volte!

E as principais leviandades que o PT xingava gritando contra os melhores da nossa política era GRITAR que todos eram CORRUPTOS e INCOMPETENTES. Gritavam isso a todo o tempo e em todas as ruas e nas câmaras , por meio de seus vereadores e deputados.

Agora, todos que têm acesso a informação não manipulada da mídia mentirosa petista sabe que corrupto de verdade e incompetente de verdade é o PT. Tem corrupção em todo lugar, mas o PT se corrompe junto e gosta de corruptos. E o PT chama de moralista quem não gosta de corruptos e chama de ladrão quem combate corruptos. E diz que combater corrupção gera desemprego e atrapalha a economia. Corrupção, para o PT, é um modelo de negócios!

Não importa que eu e você achassemos e ainda achemos esses atores políticos desses partidos e também seus partidos mesmos muito insuficientes para um progresso social decente. Mas, mesmo limitados ideológicamente, esses partidos eram e são melhores que a maior parte do PT, são muito mais competentes e os melhores deles são honestos, diferentemente do que o PT gritava! E o PT, quando se juntou, escolheu exatamente os piores políticos e partidos como seus amigos!

E, pior, o Brasil que consegue acompanhar um pouquinho a política descobriu que incompetentes mesmo e corruptos mesmo são diversos quadros do PT, manchando os bons quadros que o PT tem, que aliás eu não sei o porquê de eles não darem uma banana para Lula e José Dirceu e se afastarem do PT. Ou porque não disputam o PT à Gleise, Lula e esse tipo de gente. Será por ingenuidade, também?

Os eleitores mais despreparados, que também somam milhões e uns 80 a 90 milhões deles, dentre os nossos aproximadamente 150 milhões de eleitores, não têm tempo para acompanharem a realidade e muito menos a política, afogados que estão em uma rotina desumanizadora para conseguir a subsistência para si e para seus dependentes, e não lhes sobra nenhum tempo para se prepararem. Esses eleitores, infelizmente, ficam entregues a populistas macabros e demagogos. A um tempo não tão antigo, eles votavam no macabro corrupto Paulo Maluf e seus asseclas; nos tempos atuais, votam nos populistas Lula e bolsonaro.

Quando veio a campanha de 2018, as pesquisas mostravam o crescimento de bolsonaro e o perigo de bolsonaro vencer se o PT insistisse em garantir esses votos dos mais pobres, fidelizados por Lula e pelo PT com migalhas e muita propaganda, tudo financiado com expansão de gasto e sustentado com emissão de dívida, sem promover nenhuma mudança estrutural que lhes mudasse a realidade. O eleitor médio brasileiro estava manifestando muita resistência ao PT em 2018 e, no entanto, o PT teimava em insistir com candidatura própria, se garantindo no voto dos mais pobres ‘comprados’ com demagogia, e assim fazer fato consumado no 2º turno, porque queriam impor que os eleitores que quisessem fugir do perigo Bolsonaro teriam que votar no PT. Só que o restante do eleitor também via e vê no PT um perigo. Em muitos aspectos o PT é visto como um perigo diferente do representado por Bolsonaro, mas é visto como perigoso também! O PT é visto como leviano, mentiroso, incompetente, visto como ameaça à liberdade de imprensa, como defensor de ditadores e de regimes autoritários, visto como cooptador de lideranças da sociedade civil, como aparelhador ideológico do Estado e como instrumentalizador dos movimentos sociais.

O PT poderia evitar a eleição do perigoso bolsonaro em 2018! As pesquisas mostravam que Ciro Gomes, que Marina (mesmo com seus 1% no primeiro turno) e que Alckmin derrotariam Bolsonaro e que o PT perderia se insistisse em ter candidatura própria e elegeria bolsonaro.

Mas o PT entendeu que não era tão diabólico quanto Bolsonaro e que todos teriam que votar no PT.

Isso não daria certo!

Não deu!

Todos temos alguma culpa na eleição de bolsonaro! Se na sociedade em que vivemos, no tempo de nossa vida, se elege presidente alguém como bolsonaro ou Lula, todos temos culpa. Todos devemos ter errado em alguma coisa!

Mas os erros do PT, e não foram por ingenuidade, foram monstruosos!
O melhor que posso fazer pelo PT é criticá-lo! Criticar sem repetir o que o PT faz com os outros! Não valem mentiras, manipulações e leviandades! Mentiras, leviandades e manipulações não ajudam ninguém e são antipolíticas.

E política é tudo! Felizmente ou Infelizmente, mas É!
Eu acho a senadora Simone Tebet uma parlamentar bastante boa, para a média que temos na nossa política, que eu acho que deveria ser bem melhor. Mas cobrar perfeição não adianta. Cobrar perfeição é coisa de obsessivo e autoritário! Mas eu concordo com o autor quando ele afirma que o apoio a Bolsonaro dos que estavam na política não foi ingenuidade!

Edson Luiz Pianca.
edsonmaverick@yahoo.com.br

Alexandre Neres

27/12/2021 - 15h37

A senadora é hipócrita! Dessas com discurso monotemático, à lá Serjo Morto, que quando fala de corrupção até muda a entonação da voz. Como muita gente por aí, não passa de uma moralista sem moral! Parece que apertou o 17, só isso justifica uma frase tão nonsense.


Leia mais

Recentes

Recentes