A pesquisa do Datafolha também quis saber o posicionamento dos brasileiros sobre o uso de máscaras em locais abertos/fechados e descobriu que o tema ainda divide a população mesmo com a circulação da variante Ômicron.
De acordo com o levantamento, para 48% dos brasileiros o uso de máscaras deveria ser obrigatório nos lugares abertos e fechados.
Outros 44% defendem que essa exigência só deveria valer para ambientes fechados. Já 8% avaliam que não deveria existir obrigatoriedade em qualquer local e apenas 1% não soube se posicionar a respeito.
Com isso, 52% são contra a obrigatoriedade das máscaras em locais abertos contra 48% que são a favor do uso do acessório.
Não a toa que os eleitores de Jair Bolsonaro são os que mais se posicionam contrários a obrigatoriedade da máscara em qualquer ambiente, com índice de 14%.
No que diz respeito a região, o Sul é o que apresenta maior proporção de pessoas com essa posicionamento, também com 14%.
Por outro lado, é na região Nordeste que estão aqueles que mais se posicionam favoráveis a obrigatoriedade do uso de máscara em todo lugar, o índice é de 58%. Coincidentemente, é nessa região que o ex-presidente Lula (PT) apresenta seus maiores índices de intenção de voto.
O Datafolha ouviu 3.666 entrevistas com pessoas de 16 anos ou mais em 191 municípios de todo o país, entre os dias 13 e 16 de dezembro de 2021. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos