As direções nacionais de PSOL e PCdoB se reuniram na tarde desta quarta-feira (22/12) para discutir a construção de uma federação partidária entre os dois partidos.
De acordo com o presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, foi “um diálogo muito franco e produtivo sobre os caminhos da unidade e da luta pelo socialismo no Brasil”.
Medeiros disse ainda em seu Twitter que os dois partidos farão outras reuniões nas próximas semanas para fortalecer os laços entre as duas legendas.
A presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, confirmou em seu Twitter o encontro. Segundo Luciana, o diálogo foi “pautado pela perspectiva de construir o país que a nossa gente quer, precisa e merece”.
No início de dezembro, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) já havia apresentado para a Folha de S. Paulo essa possibilidade.
“Acho que uma agenda com o PSOL poderia ser uma construção nova, diferente, uma chapa [presidência] com Guilherme Boulos [PSOL] e Manuela d´Avila [PCdoB], para trazer o debate da sustentabilidade com mais força para o campo da esquerda”, defendeu Orlando na Folha naquela ocasião.
Além do PSOL, o PCdoB também tem mantido conversas com PT, PSB e PV.