Menu

PSOL e PCdoB se reúnem para discutir federação de esquerda

As direções nacionais de PSOL e PCdoB se reuniram na tarde desta quarta-feira (22/12) para discutir a construção de uma federação partidária entre os dois partidos. De acordo com o presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, foi “um diálogo muito franco e produtivo sobre os caminhos da unidade e da luta pelo socialismo no Brasil”. […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

As direções nacionais de PSOL e PCdoB se reuniram na tarde desta quarta-feira (22/12) para discutir a construção de uma federação partidária entre os dois partidos.

De acordo com o presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, foi “um diálogo muito franco e produtivo sobre os caminhos da unidade e da luta pelo socialismo no Brasil”.

Medeiros disse ainda em seu Twitter que os dois partidos farão outras reuniões nas próximas semanas para fortalecer os laços entre as duas legendas.

A presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos, confirmou em seu Twitter o encontro. Segundo Luciana, o diálogo foi “pautado pela perspectiva de construir o país que a nossa gente quer, precisa e merece”.

No início de dezembro, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) já havia apresentado para a Folha de S. Paulo essa possibilidade.

“Acho que uma agenda com o PSOL poderia ser uma construção nova, diferente, uma chapa [presidência] com Guilherme Boulos [PSOL] e Manuela d´Avila [PCdoB], para trazer o debate da sustentabilidade com mais força para o campo da esquerda”, defendeu Orlando na Folha naquela ocasião.

Além do PSOL, o PCdoB também tem mantido conversas com PT, PSB e PV.

, ,
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuiz.

23/12/2021 - 03h26

Muito bom!

Eu acho que a proximidade do PSOL vai dar ao PCdoB alguma abordagem de temas modernos progressistas e importantes em questões de gênero, cultura e costumes, que o PCdoB tem incorporado, mas com os quais ainda é tímido; ao PSOL essa proximidade pode dar a experiência política e de interferēncia parlamentar que o PCdoB tem maior que o PSOL.

Mas tenho uma observação e uma coisa que acho mais importantes nessa aproximação:

A observação que eu faço é que essa aproximação mostra que o PCdoB está se apartando de vez do stalinismo. Eu avalio que se o PCdoB ainda prezasse o stalinismo a um ponto dogmático, sequer consideraria qualquer associação formal direta com trotskistas.

Já o que eu considero mais importante é que a aproximação dessas duas forças políticas podem favorecer a que elas não sucumbam ao populismo e seu consequente atraso manifesto no PT (para não listar coisas muito mais graves de que o populismo e o atraso lulista contamina o PT). Se fortalecendo com a composição da federação, essas duas forças podem se animar a não servir de puxadinho para corruptos.


Leia mais

Recentes

Recentes