O presidente vai mal, muito mal, nas pesquisas.
Segundo o último Datafolha, com entrevistas realizadas entre os dias 13 e 16 de dezembro, 65% dos brasileiros acham que o presidente Jair Bolsonaro “cuida mal do país”.
Outros 60% dizem que “não confiam” no presidente.
53% dizem que seu governo é ruim ou péssimo.
Quase metade da população (48%) considram Bolsonaro o “pior presidente que o país já teve”.
Baixe a íntegra do relatório aqui.
Abaixo, alguns gráficos, seguido de comentários.
Na tabela acima, chama atenção que 67% das mulheres, 70% dos jovens até 24 anos, 69% dos jovens adultos de 35 a 44 anos, 66% dos eleitores com ensino superior e 70% dos brasileiros com renda familiar até 2 salários, consideram que Bolsonaro “cuida mal do país”.
Na tabela acima, com dados por região, o destaque vai para baixo prestígio de Bolsonaro no Sudeste, região onde 66% dos entrevistados consideram que Bolsonaro “cuida mal do país”, contra apenas 30% que acham o contrário.
Na segmentação por ocupação principal, Bolsonaro é particularmente impopular entre estudantes, onde 79% disseram que ele “cuida mal do país, e assalariados com ou sem registro na carteira, entre os quais Bolsonaro é mal visto por 68% a 69%.
Por outro lado, o presidente ainda tem apoio de 54% dos empresários, contra 44% que o reprovam .
O Datafolha perguntou (tabela acima) aos entrevistados qual seria o “pior presidente que o Brasil já teve”: quase metade, ou 48%, responderam que é o atual mandatário. Bolsonaro ganha a medalha de pior presidente em todos os segmentos, mesmo entre aqueles onde ele tem maior apoio, como na classe média. Entre famílias com renda situada entre 5 e 10 salários, Bolsonaro foi considerado o pior presidente do Brasil por 40% dos entrevistados, contra 32% de Lula. Na coluna seguinte, de eleitores com renda familiar acima de 10 salários, Bolsonaro também lidera, com 37%, seguido de Lula, com 23%, e Dilma, com 19%.
O instituto também perguntou sobre o “melhor presidente que o Brasil já teve”. O campeão disparado nesse ranking é Lula, escolhido por 51% dos entrevistados.
Lula ganhou o ranking de melhor presidente em todos os segmentos. Bolsonaro vem em segundo lugar, com 11%, seguido de FHC, com 7% e Vargas, com 4%.
Entre jovens até 24 anos, Lula foi escolhido por 61% dos entrevistados. A pontuação de Lula cai apenas entre setores de renda média, mas ele ainda continua em primeiro lugar.
Bolsonaro perde o segundo lugar para FHC entre famílias com renda superior a 10 salários: nesse extrato, Lula é considerado o melhor presidente por 26%, Bolsonaro por 19% e FHC por 21%.
****
O gráfico de confiança nas declarações de Bolsonaro mostra que o presidente vem perdendo prestígio de maneira contínua. Segundo o Datafolha, 60% dos brasileiros não confiam no presidente.
Kleiton
22/12/2021 - 16h07
Para 99% dos leitores este site deveria mudar o nome para Cafezinho 247.