Nesta quarta-feira, 22, o ex-presidente Lula (PT) se reuniu com catadores de materiais recicláveis e a população em situação de rua para uma celebração de Natal na quadra do Sindicato dos Bancários, em São Paulo. O líder progressista comparece ao evento desde 2003, ano do seu primeiro governo.
Além de Lula e sua esposa ‘Janja’, estavam presentes o Padre Júlio Lancellotti, a presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, e o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. O vereador Eduardo Suplicy (PT) e a secretária de Relações Internacionais de SP, Marta Suplicy, também marcaram presença.
Durante seu discurso, Lula criticou a forma como a Polícia Militar e o estado atuam em relação à população em situação de rua. “Precisamos humanizar e tirar o ódio deste país”, destacou o ex-presidente.
“Para que serve o governo, para que a gente elege prefeito, governador, só tem sentido eleger alguém se essa pessoa for cuidar da maioria do povo, e a maioria do povo é de trabalhador”, completou.
Na sequência, Lula chamou atenção de Haddad sobre a disputa pelo governo de São Paulo. “Haddad, não sei se você esta percebendo que você vai ganhar o governo do estado de São Paulo”, disparou.
A declaração ocorre em meio as tensões nas negociações com a cúpula do Partido Socialista Brasileiro (PSB) que deseja lançar Márcio França para o Palácio dos Bandeirantes e com o apoio de Lula. Essa tem sido o principal entrave para formalizar aliança entre os dois partidos.
Sobre isso, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, liderou uma reunião com a cúpula do PSB para definir o critério de escolha sobre quem será o candidato oficial do ex-presidente Lula (PT) na disputa pelo governo paulista.
As duas legendas concordaram que serão testados os nomes de Fernando Haddad (PT) e Márcio França (PSB) em pesquisas de potencial e intenção de voto para saber qual dos dois nomes tem maior capital político para entrar na disputa.
Assista o discurso de Lula!