Neste sábado, 18, o PSB do Rio de Janeiro realizou seu 18º Congresso Estadual do partido e lançou oficialmente a pré-candidatura de Marcelo Freixo para o governo do estado em 2022. A legenda também aprovou a pré-candidatura de Alessandro Molon ao Senado Federal.
A orientação da cúpula local do PSB é de buscar alianças com outros partidos que não sejam necessariamente do campo progressista, mas que sejam siglas que defendam a democracia e repudiam o bolsonarismo no estado do Rio e no Brasil inteiro.
“Desejamos dialogar com os partidos de nosso campo e com outros partidos a respeito da possibilidade de os termos compondo a chapa que disputará tais vagas. Não temos a pretensão de impor qualquer caminho ou solução, queremos apenas convidar à reflexão sobre a melhor tática para derrotar o bolsonarismo onde ele nasceu: no estado do Rio de Janeiro”, afirma o partido.
Como é de conhecimento público, tanto Freixo quanto Molon tentam ser os candidatos oficiais do ex-presidente Lula em solo fluminense. Por isso, o PSB tem investido pesado para firmar uma aliança nacional com o PT, por meio de uma grande Federação com outros partidos de esquerda.