A jornalista e comentarista econômica do Grupo Globo, Miriam Leitão, reconheceu na sua coluna do jornal que leve o nome do grupo que o ex-presidente Lula pode ser eleito logo no 1° turno das eleições de 2022.
“A pesquisa do Ipec é extraordinariamente favorável ao ex-presidente Lula. Se a eleição fosse hoje ele ganharia no primeiro turno. Mas há um longo caminho até outubro de 2022. O que impressiona os pesquisadores é o fato de que mesmo com listas de candidatos diferentes o quadro permanece o mesmo”, escreveu a jornalista.
Na avaliação de Miriam, a deterioração da economia pode ser um dos fatores emergenciais que podem levar a uma vitória imediata de Lula no pleito presidencial.
“A economia não tem apenas números negativos, ou sinais que o mercado financeiro considera ruins. Para a população também ela é concretamente desfavorável. O desconforto econômico provocado pela inflação em dois dígitos, estagnação do crescimento e alto desemprego vai continuar se refletindo na péssima avaliação do desempenho do presidente. E é fato. Tudo o que houve de negativo foi piorado por causa do governo. A pandemia, a recessão e a pressão inflacionária externa poderiam ter sido atenuadas se a administração Bolsonaro não fosse o pior dos complicadores que os brasileiros enfrentam nestes três longos anos”, avalia.
Rafiusk
17/12/2021 - 19h45
Tamo juntos lula! Bora tirar esses fascistas reacionários do poder…nunca esteve tão ruim como agora. De 6 economia do mundo com o lula passamos a meros vendedores de commodities pq nosso câmbio está uma merreca
Edmilson da Silva Garcia
16/12/2021 - 23h18
Essas oesquisas não retratam a realiadade. Como um candidato que se diz esta na frente das pesquisas e que ganhariabem primeiro turno, não consegue sair as ruas e demostrar essa “popularidade”. Muito estranho essas pesquisas.
Alexandre Neres
16/12/2021 - 12h24
As placas tectônicas estão se movendo. Eis o comentário do indefectível Merval Pereira também na coluna de hoje n’O Globo: “Esse esvaziamento, no entanto, não está favorecendo ninguém da terceira via, apenas Sérgio Moro parece estar ganhando terreno, mas, de acordo com o Ipec, nada que demonstre consistência. Temos de ver a pesquisa do Datafolha para confirmar o quadro do Ipec, ou se Moro aparece com dois dígitos, ou se algum dos outros candidatos se mostra capaz de reação. Se aparecer algum, pode seguir em frente; senão, a tendência é Lula ganhar no primeiro turno.”
Saulo Nunes
16/12/2021 - 12h21
A falta que fazem os bilhoes de reais dos brasileiros que o PT colocava a disposiçào de todo mundo para ficar no poder e tudo fluir naquela marola mais tranquila nao é brincadeira…
Partagas
16/12/2021 - 12h00
Que dia vai dar uma volta na rua o Pilantrao…?
canastra
16/12/2021 - 11h49
Miriam Leitao…kkkkk
Nem Lula acredita nessas “pesquisas”.
Eu espero que seu Lula nunca mais volte a cadeira previdenciária, não por ele, mas por uma corja que o acompanha.
16/12/2021 - 09h16
Eu espero que seu Lula nunca mais volte a cadeira presidenciária, não por ele, mas por uma corja que o acompanha.