Nesta segunda, 13, o senador Fabiano Contarato anunciou que vai deixar a Rede Sustentabilidade para se filiar ao Partido dos Trabalhadores (PT). O convite foi feito pelo próprio ex-presidente Lula ao congressista.
Outros partidos como o PSB do governador Renato Casagrande (ES) e o PDT do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) também o convidaram, mas ele justificou sua decisão de ter escolhido o PT de Lula.
“Após ter recebido e analisado convites de legendas do campo progressista, comunico minha decisão de filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT), que será efetivada em momento oportuno. Com a militância social e as lideranças do PT, pretendo somar esforços para que o país retome sua trilha de desenvolvimento, pleno emprego, defesa dos direitos humanos, proteção e oportunidade aos mais pobres, apoio do estado às maiorias minorizadas, combate a todo tipo de desigualdade, investimento em saúde e educação”, anunciou Contarato.
Na avaliação do senador, os governos do PT “devolveram ao país credibilidade internacional, permitiram aos pobres cursar universidade, expandiram a estrutura de ensino no país, abriram os porões da ditadura com a Comissão Nacional da Verdade, democratizaram a participação da sociedade nas decisões de governo, geraram crescimento econômico alinhado com políticas sociais exitosas, devolveram aos brasileiros o orgulho nacional”.