Na live da última quinta-feira, 13, Jair Bolsonaro tentou superar a proposta do ex-presidente Lula (PT) de anistiar os milhares de jovens que usaram os recursos do Fies para cursar o ensino superior.
Além de propor apenas uma renegociação das dívidas por meio de uma Medida Provisória (MP), Bolsonaro mostrou que não tem o menor conhecimento do assunto e confundiu o Fies com o ProUni, programa que concede bolsas e não financiamento.
“Estamos estudando, não quero anunciar, né? Pessoal inadimplente aí, do Prouni, brevemente…”, disse Bolsonaro.
Ainda durante a live, o inquilino do Planalto atacou Lula que colocou a proposta na mesa. “Tem gente que fica prometendo: ‘Se eu for presidente, vou anistiar todo mundo’. Por que não fez lá atrás, pô? Está aí de sacanagem”.
Durante sua participação no PodPah, o ex-presidente falou sobre anistiar as dívidas das “crianças” devido as imensas dificuldades para pagar o financiamento, consequência da crise econômica.
“Tem um milhão de meninos e meninas devendo para o Fies, porque não podem pagar. Anistia essas crianças. Qual o prejuízo para o país? Tem tantos empresários que dão calote, o que custa anistiar os meninos?”, afirmou.