A Exame/Ideia divulgou nesta sexta-feira, 10, mais uma rodada de pesquisa de intenção de voto para a presidência da República e que mostra tanto a consolidação do ex-presidente Lula (PT) na liderança como também a solidez do ex-juiz Sergio Moro (Podemos) na terceira colocação.
Na espontânea, que alguns analistas afirmam ser o melhor retrato do desenho político atual, Lula avançou três pontos em relação à pesquisa anterior, de novembro, e pontua 28% dos votos totais.
Bolsonaro ganhou dois pontos na espontânea, e agora tem 20%.
Ciro Gomes tem 3%, mesmo percentual da pesquisa de novembro. Moro, que tinha 1% em novembro, agora tem 2% dos votos espontâneos.
No cenário 1 da pesquisa estimulada, observou-se um fortalecimento da polarização, com Lula e Bolsonaro ganhando dois pontos: o petista passou para 37%, Bolsonaro para 27%.
A subida de Sergio Moro é o movimento mais relevante no tabuleiro. O ex-juiz dobrou sua pontuação, de 5 para 10, ultrapassou Ciro (que oscilou 1 ponto para baixo) e assumiu a terceira posição.
Doria também apresentou crescimento, passando de 2 para 4 pontos, emparelhando tecnicamente com Ciro Gomes.
Outros candidatos tem 1% ou menos
A pesquisa Exame/Ideia realizou 1.200 entrevistas por telefone, entre os dias 6 a 9 de dezembro de 2021.
Baixe a íntegra da pesquisa aqui.
A pesquisa trouxe outros cenários, com menos candidatos.
O cenário 2, por exemplo, não traz Moro. Neste caso, quem ganha mais é Bolsonaro, que vai a 32% (5 pontos a mais do que no cenário 1, com Moro). Ciro e Doria também um desempenho melhor, chegando a 9% e 7% (ambos ganham 3 pontos sobre o cenário 1), o que confira empate técnico.
Até Lula herda 1 pontinho de Moro.
No cenário 3, sem Doria, o maior beneficiado é Sergio Moro, que vai a 14%, abrindo 6 pontos sobre Ciro Gomes, embora ainda muito distante dos 30% de Bolsonaro.
O cenário 4, Moro, Ciro e Doria disputam o terceiro lugar. Moro sai na frente, com 11%, seguido de Ciro, 8%, e Doria, 4%.
Curiosamente, este é o melhor cenário para Lula, que pontua 42%.