Enquanto o Governo Bolsonaro promove o maior escândalo de corrupção da história da República com o chamado “Orçamento Secreto”, famílias do sertão do Rio Grande do Norte tentam enganar a fome em meio a miséria que assola os mais pobres.
De acordo com reportagem da Folha, na cidade potiguar de senador Elói de Souza, famílias passaram a comer restos de carne. A crise no estado foi agravada pela seca e também pela pandemia.
Na reportagem, o agricultor Adailton Oliveira, 52, afirma que o valor de R$ 170 pago pelo Bolsa Família “não dão para nada” e que as coisas pioraram depois que o auxílio emergencial foi banido pelo governo.
Adailton revela que não come carne desde o início de novembro quando tirou o couro de uma vaca morta para o consumo da sua família. O agricultor relata que não poderia deixar o “alimento” para os urubus e os cachorros e fala que a seca ajuda a piorar a situação
“A última vez que comi carne já tem mais de um mês. Foi quando ajudei a tirar o couro de uma vaca. […] Ao invés de deixar a vaca para urubu e cachorro, a gente tem que comer. É isso porque não tem outro jeito. Sem chuva não se planta o que comer e se acabam os animais. Também não existe mais passarinho para desfrutar, e a gente não tem condição de pedir no mercado ‘bota 1 kg de carne com osso’. A gente tem que pegar os bichinhos para fazer a mistura”, disse.
Já o vizinho de Adailton, Emanuel Gomes da Silva, 57, afirma que sua geladeira está vazia e que não tem perspectiva de quando vai se alimentar decentemente.
Emannuel diz que a situação está tão grave que não é mais possível recorrer a répteis ou avoantes para comer, animais que praticamente fazem parte da dieta dos sertanejos afligidos pela seca na região.
“A mistura, às vezes, é ovo. Às vezes, não tem. Nem calango, nem lagarto tijuaçu tem mais aqui. Eles migram atrás de água.” Há quem diga que os que ficam ‘são pequenos como lagartixas’.”
Armando César Del Bianco
02/12/2022 - 12h10
Por coincidência o governo e a governadora são do PT, era para estarem comendo picanha, a não desculpa picanha é só ano que …..
Galinzé
07/12/2021 - 23h32
Como se fosse alguma novidade.
Ronei
07/12/2021 - 15h33
“…maior escândalo de corrupção da história da República”. Kkkkkkk
Os imbecis que escrevem essas asneiras são os mesmos “checadores de fake news”….kkkkkkkk
Kleiton
07/12/2021 - 15h28
E qual seria a novidade ?