O presidente Nacional do PSB Carlos Siqueira almoçou com a bancada do seu partido na Câmara para falar sobre a possibilidade de oficializar a federação partidária com o PT e outros partidos do campo progressista.
De acordo com informações do Valor, os parlamentares se posiconaram favoráveis a ideia. Na prática, o PSB se juntaria com o PT, PCdoB, PV, PSOL e Rede, numa aliança contra a reeleição de Jair Bolsonaro (PL), em torno da candidatura do ex-presidente Lula.
Além disso, o movimento isolaria o pré-candidato Ciro Gomes (PDT) que nos últimos tempos intensificou seus ataques contra Lula na tentativa de atrair os eleitores conservadores e antipetistas. O movimento do pedetista tem se mostrado ineficaz pelo fato do ex-juiz Sergio Moro tê-lo rebaixado para o quarto lugar nas pesquisas.
Dos 30 deputados do PSB, 25 marcaram presença no almoço e apenas um se manifestou contra a federação, que obrigaria a montagem de chapas conjuntas em todos os estados. A reunião não era deliberativa porque a decisão não é da bancada.
Siqueira ficou de convocar os presidentes dos diretórios estaduais e depois o diretório nacional para decidir.
Walfredo Ferreira da Silva
02/12/2021 - 18h42
Tchau , Ciro , boa viagem à Paris .
Francisco*
02/12/2021 - 13h29
Ciro é um sujeito sortudo, embora viva rasgando bilhetes premiados e deixando de ser contemplado com os prêmios da política, tornando-se um candidato amargo, derrotado e só.
Impressiona a facilidade com que atira nos próprios pés, em contraste com a dificuldade em montar os cavalos selados que lhe passam à porta, de vez em sempre.
Agora, nesse exato momento em que, por obra da classe dominante que pretendia seduzir, como se possível fosse, o chão da política foge de seus pés, nessa altura do campeonato feitos tábuas de pirulito, e a ‘marinização’ passa a ser realidade possível, em 2022, relincha aproximando-se, o ‘garanhão’ da Federação de ‘Esquerda’.
Quem sabe dessa vez, deixe de perguntar ao espelho se existe candidato a presidente melhor que ele, e vá até a porta, estrategicamente de preferência após a próxima semana, para ao passar monta-lo, montado no mais que óbvio, ululante, que além do chão, dá-lhe a chance a novo bilhete premiado, dessa vez a não ser estupidamente rasgado e sim conquistado com inteligência política.
A política é a arte do encontro possível, entre diferentes e diferenças, para evitar-se a barbárie, estabelecendo-se o convívio, mas há quem ache que não é arte, é destino, e outros, crime…
Alexandre Neres
02/12/2021 - 12h07
Deve ser duro ficar isolado a este ponto. Seu conterrâneo ilustre está se bandeando para o lado do molusco. Até o Datena já deu linha, está com o Dória. Temer disse no tal jantar com os empresários que Ciro Gomes é a quinta via, pois vai concorrer à presidência em 2026 pela quinta vez.