Nesta quarta-feira, 24, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) anunciou que o relatório final da CPI da Pandemia será apresentado ao Tribunal Penal Internacional (TPI) em Haia, na Holanda.
A comissão aponta Jair Bolsonaro e outras 10 pessoas como praticantes dos crimes contra a humanidade durante a gestão da pandemia da Covid-19 no Brasil.
Vale lembrar que os crimes enquadrados a Bolsonaro são: crime de epidemia com resultado de morte (até 30 anos de prisão); infração de medidas sanitárias preventivas (até 1 ano de prisão); charlatanismo (até 1 ano de prisão); incitação ao crime (até 6 meses de prisão); falsificação de documento (até 5 anos de prisão); emprego irregular de verba pública (até 3 meses de prisão); prevaricação (até 1 ano de prisão); e crimes contra a humanidade (até 40 anos de prisão).
Caso Bolsonaro seja condenado por todos esses crimes poderá pegar uma pena total chega a 78 anos e 9 meses de cadeia. Se o inquilino do Planalto for condenado à pena mínima em cada crime o tempo de prisão se reduz a 21 anos e 11 meses.