Na noite desta terça, 23, a estátua do Touro de Ouro foi retirada por ordem da secretaria de Urbanismo da cidade de São Paulo. A escultura foi instalada em frente à Bolsa de Valores de São Paulo (B3).
A Comissão de Proteção da Paisagem Urbana (CCPU), da prefeitura de São Paulo, aprovou por 5 votos a 4, a remoção da estátua por violar a Lei da Cidade Limpa sancionada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB).
A recomendação de remover o Touro de Ouro foi enviada a Subprefeitura da Sé, mas a própria B3 se adiantou e removeu a estátua.
Em nota, a B3 disse que “diante da decisão da CPPU (Comissão de Proteção da Paisagem Urbana), a B3 e a Dmaisb, empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto da escultura Touro de Ouro, removerão a obra do local instalado, no menor prazo possível, dada a necessidade de logística para a operação de retirada”.
A prefeitura de São Paulo chegou a informar que a escultura tinha recebido a licença do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) da Secretaria Municipal de Cultura. Contudo, a pasta faz parte de outra secretaria, a de Urbanismo e Licenciamento.