Durante a entrevista no MyNews em Portugal, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) foi provocado a elogiar um dos legados deixados pelo ex-presidente Lula no Brasil. É uma ocasião rara, pois o pedetista na maioria das vezes faz críticas pesadas contra seu ex-aliado.
Ciro disse que não tem problemas em elogiar Lula e lembrou que o ex-presidente proporcionou a valorização do salário mínimo e a expansão do crédito. “O Lula pegou o crédito com 15% do PIB e entregou com 57%”, disse.
Mas apesar do elogio, o ex-ministro voltou a criticar a gestão de Lula e comparou o escândalo das contas offshore de Paulo Guedes com as contas do ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.
“Como pode o Brasil ter 254 bilhões de dólares da sua riqueza guardados em paraísos fiscais, inclusive o Guedes, ministro da Economia, guarda o dinheiro dele lá. Mas não é só Bolsonaro, é Lula também. O [Henrique] Meirelles faz a mesma coisa. Sou uma pessoa do diálogo, mas eu estar no mesmo palanque com o Lula, pode esquecer que não acontecerá jamais”.
Ciro também falou sobre o falacioso “bolsopetismo”. “Vou lutar para que o nosso povo não escolha um nome em negação a outro, mas sim a favor de uma mudança realmente estruturada, como a que estou propondo”.
Um dos jornalistas perguntou a Ciro se ele também conseguiria elogiar o ex-ministro Sérgio Moro (Podemos) e o pedetista negou de prontidão e diz que não tem medo de enfrentar o ex-juiz.
“Eu só quero ser presidente se estabelecer uma relação de confiança com a massa. Vou falar a verdade seja lá qual for a consequência. Medo do Moro? Cara, eu tenho coragem de mamar em onça”.
Assista a entrevista completa!
Bandoleiro Cansado
23/11/2021 - 19h53
Alguns de nos guardam dinheiro em paraisos fiscais e outros perdem imoveis por falar asneiras…kkkkkkkkkkkkkk
Gil
23/11/2021 - 12h54
Mas um coisa que Ciro nunca foi é ingrato!
Vocês é que estão querendo pregar uma série de rótulos nele, só porque está fazendo justas críticas ao PT e ao Lula.
Ronei
23/11/2021 - 11h32
O Cirolipa certamente é outro que ganhou uma grana preta durante os governos petistoides com os juros do tesouro direto (os mais alto do mundo e a risco zero).