Um ranking da Consultoria Quaest divulgado nesta segunda-feira, 22, aponta que a viagem do ex-presidente Lula (PT) a Europa fez com que o líder progressista superasse Jair Bolsonaro na popularidade digital.
O ex-presidente ultrapassou Bolsonaro na segunda-feira passada quando discursou no Parlamento Europeu.
Enquanto Lula era aplaudido de pé pelos eurodeputados, o Inquilino do Planalto mentia nas reuniões com investidores em Dubai, especialmente em assuntos estratégicos como meio ambiente.
Bolsonaro chegou dizer que a floresta amazônica estava virgem desde 1500 e que não existe desmatamento no Brasil. Vale lembrar que esta afirmação é falsa, dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostrou que o desmatamento na floresta amazônica foi de 13.235 km2 entre 2020-2021, maior registro desse 2006.
Mas voltando ao tema do posto, o Índice de Popularidade Digital (IPD) mostrou que Lula liderou o ranking com 1,87 ponto de vantagem e já na terça-feira tinha 63,9 pontos contra 57,9 de Bolsonaro.
O estudo mostrou ainda que Sergio Moro (Podemos) disparou na popularidade e encostou em Ciro Gomes (PDT), reflexo do que está acontecendo nas pesquisas eleitorais. Na terça, Moro chegou ao terceiro lugar.
O IPD monitora variáveis como fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamento das postagens), valência (reações positivas e negativas às postagens), presença (número de redes sociais em que a pessoa está ativa) e interesse (volume de buscas no Google, YouTube e Wikipedia).
Com informações da Folha.