Neste domingo, 21, os candidatos Gabriel Boric (centro-esquerda) e José Antonio Kast (extrema-direita) foram os mais votados no 1° turno das eleições no Chile disputarão a Presidência no segundo turno que vai acontecer no dia 19 de dezembro.
Após a apuração de 99% das urnas, o candid de extrema-direita ficou na frente por dois pontos percentuais com 27,91% dos votos contra 25,83% de Boric. Para vencer no primeiro turno, era necessário ter mais de 50% dos votos válidos.
Em terceiro lugar ficou o economista e engenheiro Franco Parisi que adotou um discurso antissistema e que fez toda sua campanha nos Estados Unidos e tirou apenas 12,8% dos votos.
“Vamos seguir caminhando, temos votação de maioria, vamos convocar mais chilenos e mostrar os motivos que fazem esse projeto ser tão importante. O Chile merece paz, o Chile merece liberdade”, disse Kast no seu discurso de agradecimento.
Boric também agradeceu a seus apoiadores e disse que o segundo turno será histórico para o Chile.
“Hoje recebemos um mandato, uma responsabilidade tremenda. Nos encarregaram de liderar uma disputa pela democracia, pela inclusão, pela justiça, pelo respeito e pela dignidade de todos e todas. Neste desafio cabem todos, temos que trabalhar pela união dos democratas. Agradeço a confiança de milhares de pessoas que nos disseram que temos esse mandato, e que estamos aqui disputando um segundo turno que será histórico”.