A revista Veja publicou na capa a chamada de uma reportagem que compara os índices de rejeição do ex-presidente Lula com os níveis do ex-juiz Sergio Moro (Podemos) e de Jair Bolsonaro.
Para isso, a reportagem extraiu os dados da última pesquisa da Genial/Quaest, feita entre os dias 3 e 6 de novembro, que mostra os 39% de rejeição de Lula, 61% de Moro e 67% de Bolsonaro.
Na chamada, é possível perceber que a revista tenta colocar os números de Lula como se fossem próximos do ex-juiz e do inquilino do Planalto, dizendo que os níveis de rejeição do ex-presidente são “altíssimos” e que por isso, ele não estaria preparado para governar o país pela terceira vez.
Porém, a revista não ponderou que no mesmo levantamento, Lula tem a tendência de vencer no primeiro turno com seus 48% das intenções de voto, ante 21% de Bolsonaro. Nos votos válidos, o líder progressista alcança 56%.
Além disso, a Veja não mostrou aos seus leitores que após Sérgio Moro e Bolsonaro, os candidatos mais rejeitados são: o governador de São Paulo João Doria com 58% e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 53%.
Somente na sequência que aparece Lula com 39%. Ainda de acordo com o levantamento, o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) é rejeitado por 36%, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), por 29% e o empresário Felipe d’Avila (Novo) por 20%.