Uma professora da rede pública do Rio de Janeiro relatou a BBC Brasil que uma aluna de apenas oito anos desmaiou de fome. O fato tem intrínseca relação com o desmonte patrocinado pelo Governo Bolsonaro no que diz respeito a educação pública e a destruição de políticas sociais e econômicas.
“Fui pegar algo para ela na minha mochila — porque eu sempre levo um biscoitinho ou uma fruta para mim mesma. Mas não deu tempo. Ela desmaiou em sala de aula“, afirmou a docente.
A escola onde aconteceu o incidente fica próximo ao complexo de favelas na Zona Norte do Rio. O episódio ocorreu em setembro quando a criança chegou na sala de aula com as mãos geladas.
“Ela sentou e abaixou a cabeça na mesa. Eu estranhei e chamei ela à minha mesa. Ela veio e eu perguntei se ela estava bem. Ela fez com a cabeça que estava, mas com aquele olhinho de que não estava. Perguntei se ela tinha comido naquele dia, ela disse que não”, relata a professora.
“Eu fiquei realmente sensibilizada por essa situação. Por que é isso: a fome. Uma fome que a criança não sabe expressar a urgência. E que envolve muitas vezes a vergonha. Para ela é algo humilhante, por isso ela não consegue expressar”.