Não foram somente as resistências internas no PL que fez com que Jair Bolsonaro suspendesse a sua filiação ao partido presidido por Valdemar Costa Neto. De acordo com a jornalista Andreia Sadi, a repercussão negativa entre os próprios bolsonaristas fez o ex-capitão recuar momentaneamente.
Aliados de Bolsonaro no Planalto fizeram um monitoramento das redes sociais que mostra que Valdemar tem sua imagem muito atrelada ao ex-presidente Lula devido escândalo do mensalão ocorrido ainda no primeiro governo do petista em 2005. Esse detalhe foi o estopim das críticas dos bolsonaristas nas redes.
Outro detalhe relevante é que Bolsonaro iria se filiar ao PL na semana seguinte em que Sérgio Moro assinou sua ficha de filiação ao Podemos com um discurso anticorrupção e na tentativa de ressuscitar o lavajatismo.
Vale lembrar que Carlos Bolsonaro chegou a atacar o dono do PL nas redes sociais, mas o post foi apagado. Porém, apoiadores de Bolsonaro seguem atacando a filiação de Bolsonaro ao partido tradicional do Centrão.