O presidente Nacional do PDT Carlos Lupi disse nesta sexta-feira, 12, que o seu partido vai apoiar o ex-presidente Lula (PT) caso aconteça um 2° turno contra Jair Bolsonaro em 2022. Sua afirmação foi durante entrevista no UOL com os jornalistas Fabíola Cidral, Josias de Souza e Leonardo Sakamoto.
Contudo, Lupi esclareceu que o PDT não deve apoiar Lula no primeiro turno, pois o ex-ministro Ciro Gomes vai ser o candidato oficial do PDT ao Palácio do Planalto no próximo ano.
“No primeiro turno não vejo possibilidade [PDT apoiar Lula]. Agora, no segundo turno é outra eleição. Vamos ver quem é o adversário. Se for Bolsonaro ou seus representantes, com certeza, não estaremos com Bolsonaro, estaremos com Lula”.
O líder trabalhista também disse que na disputa de 2022 o PDT deve ir a luta “contra essa direita, qualquer que seja sua representação”. Lupi também negou que o seu partido poderia apoiar Sergio Moro (Podemos) ou João Doria (PSDB). O ex-ministro do Trabalho classifica esses dois como “adjacentes” de Bolsonaro.
“Estaremos contra o palanque onde estará Bolsonaro e seu grupo… O que eu chamo de adjacente é o que tem a política da direita, política raivosa, odienta. O Moro é, acho que o Doria tem essa característica. Já não acho Eduardo Leite (PSDB) com essa característica”.
Assista a entrevista completa!
Walfredo Ferreira da Silva
13/11/2021 - 18h03
Ciro Gomes vai ficar sozinho , ou muda sua postura , ou vai virar um líder de ninguém .
Edgard F Santana
12/11/2021 - 18h13
Nem o presidente do PDT acredita na candidatura do Ciro.
Ary Borel
12/11/2021 - 17h43
Luppi líder trabalhista???
Me faça um caldo de cana!
Alexandre Neres
12/11/2021 - 17h02
No segundo turno, PT e PDT vão estar onde sempre estiveram desde que Brizola ensinou o caminho: juntos!
Kleiton
12/11/2021 - 15h56
Lula será cândidato ?