A julgar pela pesquisa Genial/Quaest, feita presencialmente com mais de 2 mil entrevistados, a análise do banqueiro André Esteves, vazada recentemente em áudio, está equivocada.
Os ventos não são de “centro-direita”, como ele avalia, mas de esquerda.
Segundo a pesquisa, Lula teria hoje 56% dos votos válidos, o que lhe garantiria uma vitória folgada no primeiro turno. Bolsonaro, por sua vez, teria 24% dos votos válidos, Moro 9% e Ciro 7%.
Na espontânea, que Felipe Nunes, diretor do Quaest – em análise divulgada em sua conta Twitter, junto com os números da pesquisa – considera “o melhor indicador de voto a essa altura da corrida presidencial”, observa-se um fortalecimento expressivo da candidatura Lula, que subiu 7 pontos, de 22% para 29%. Bolsonaro oscilou um ponto negativamente, para 16%. Ciro permaneceu em inexpressivos 1%. Todos os outros candidatos não somaram mais que 2%.
Importante: o número de indecisos caiu 6 pontos, de 55% para 49%, sinalizando que todos migraram para o líder da pesquisa.
Na estimulada, há dois cenários. O cenário 1 é com João Dória. O cenário 2, com Eduardo Leite.
Em ambos, Lula ganharia no primeiro turno, quando se converte para votos válidos.
Em votos totais, Lula tem 48% no cenário 1 e 47% no cenário 2.
Bolsonaro tem 21% em ambos os cenários.
Ciro Gomes, que pontuava de 9% a 12% nos cenários da pesquisa do mês anterior, agora tem de 6% a 7%.
A íntegra da pesquisa pode ser baixada aqui.
Manoel
11/11/2021 - 09h34
A outra certeza , além da vitória do Lula( talvez 1º Turno) , é a de que , o Choro é Livre !!!
Anderson Tenca
11/11/2021 - 04h17
Samba do crioulo doido!
Jeann Câmara Rodrigues
10/11/2021 - 23h20
CIRO 1%.
EU AVISEI. ?♥️?
Ronei
10/11/2021 - 22h55
Peidos de esquerda.
Tony
10/11/2021 - 22h54
Quem tem 56% de intenções de votos e o segundo tem a metade já ganhou as eleições, não precisa nem se candidatar.
Quem acredita nessa merda ?
Daniel
10/11/2021 - 22h51
Tem que ser muito cretino para acreditar em pesquisas.
Marco Vitis
10/11/2021 - 22h04
Miguel do Rosário faz o seu trabalho direitinho. Tem mérito na promoção da candidatura de Lula.
Houve uma pergunta que Miguel não ponderou: Quem você prefere que vença em 2022 ?
Lula está disparado em primeiro. Mas o segundo colocado NÃO é Bolsonaro. O segundo colocado é o voto ´´Nem, Nem´´. Bolsonaro está em terceiro.
Outro dado da pesquisa: Bolsonaro é rejeitado por sessenta e nove porcento dos eleitores !!!
Portanto, o chamado voto ´´Nem, Nem´´ tem um grande potencial. Isso comprova que a INEVITÁVEL polarização é uma farsa, uma manipulação pra enganar que está neste momento interessado na eleição.
Tiago Silva
10/11/2021 - 21h44
Crítica ao site: Demoram muito para aceitarem comentários…
E isso é ruim para o próprio site, que poderia se beneficiar com um maior número de acessos quando se inicia uma conversa/debate entre os comentadores, assim como o conteúdo da matéria jornalística poderia ser complementada com o ponto de vista de alguns bons comentadores como: Alexandre Neres, Edson Luis, Batista, Francisco, entre outros (exceto os minions fanatizados por seus “mitos” em redes sociais que aparecem aqui, mas que mesmo assim é bom ler para dar boas risadas).
Com essa demora até desestimula fazer comentários, já que o bom do comentário seria o crivo de outros comentadores sobre a tese que se buscaria fundamentar.
Miguel, já lhe critiquei algumas vezes, mas sempre entendendo fazer uma crítica construtiva para que se reflita, reveja entendimentos ou até para promover melhoramentos (como o caso agora)… Inclusive acho que essa demora do site está me fazendo entender que seria melhor ser mais observador de suas matérias do que comentador das matérias ou de comentários de outros comentadores.
Fellipe
10/11/2021 - 19h48
Mas desde quando o Lula é de esquerda?
Aloir
10/11/2021 - 19h04
Eu acho q esses tais ventos de esquerda são wishfull thinking.
Sip
10/11/2021 - 16h23
Que esquerda que Lula é? Esquerda Neoliberal? Diabo de esquerda é essa.
Os ventos são de demagogia barata e enganação popular.
Tiago Silva
10/11/2021 - 14h40
Lula ainda é fraco na internet e em redes sociais que o microcosmo é ainda mais polarizado e ideologizado… E haveria espaço para crescer nesse ambiente, mas teria-se que se ter um posicionemanto mais contundente em relação a pautas de esquerda (contra Reforma Trabalhista do Temer, contra Reforma Previdenciária do Bolsonaro e principalmente uma posição mais progressiva em relação à Reforma Tributária)…
No Brasil ainda se associa Lula a “ventos de Esquerda”, mas em São Paulo principalmente o PT de SP conseguiu arranhar a imagem com tanto pragmatismo e incoerências… que se paga com a pouca percentagem de votos (que muitos migraram para o PSOL por estar mais coerente com pautas da Esquerda).
Ciro perde muito com a entrada de Sérgio Moro na corrida eleitoral, principalmente porque Moro é mais neofascista e avaliado como mais anti-petista para os eleitores neofascistizados pela Farsa-Jato, PIG, etc…. Vai sobrar os eleitores trabalhistas do PDT e eleitores Cirominions fanatizados em redes sociais (que acompanhariam esse novo “mito” mesmo em outros partidos caso Ciro mudasse novamente de partido como PSB, PSDB, PSD, etc)…
Sérgio Moro pode ser um candidato que tome votos também do Bolsonaro, caso os Bolsominions avaliem que Moro fosse mais bolsonarista que o próprio Bolsonaro (que teve que aderir ao Centrão para governar)… e pode ser o “Novo Collor” com apoio do PIG para duelar provavelmente contra Lula.
A única certeza é que o Brasil desde 2014 até hoje vive um período muito polarizado decorrente da polarização e radicalização que as redes sociais promovem… E a tendência é até aumentar essa polarização!
Paulo César Cabelo
10/11/2021 - 14h01
Por isso o Miguelito abandonou o coronel do ARENA e agora finge que sempre foi lulista.
Adevir
10/11/2021 - 11h38
Eu tbm tenho uma pesquisa.
canastra
10/11/2021 - 10h33
Sera que Lula acredita nessas “pesquisas”…?
Zulu
10/11/2021 - 10h25
A gente entende que o que resta para a esquerda é se agarar nessas pesquisas fajutas para boca aberta mas tà passando do ridiculo…