Não existe tentativa de moderação que faça a reprovação do Governo Bolsonaro diminuir. Há cerca de dois meses que o Planalto tenta investir numa imagem mais conciliadora de Bolsonaro, mas os números da última pesquisa XP/Ipespe mostram que o Executivo Federal fracassou na empreitada.
Cerca de 54% da população classifica a gestão Bolsonaro como ruim ou péssimo, índice que tá dentro da margem de erro no que diz respeito aos 55% registrado em setembro. Vale lembrar que a rejeição de Bolsonaro ultrapassa os 50% desde junho, ou seja, cinco meses consecutivos.
Quando a pesquisa aborda a percepção dos brasileiros sobre a economia, a situação do governo se deteriora ainda mais. O número de brasileiros que consideram que a economia está no caminho errado chegou a 64%. Mas por outro lado, 24% dos que participaram da pesquisa avaliam que a economia está no caminho certo.
No cenário eleitoral, a XP mostra que o ex-presidente mantém seu largo favoritismo com 42% das intenções de voto contra 28% de Bolsonaro, Ciro Gomes é o nome que lidera a terceira via com 11%, João Doria com 4%, Luiz Henrique Mandetta com 3% e Rodrigo Pacheco com apenas 2%. Os votos nulos e os brancos representam 8% e os que não sabem ou não responderam, 2%.
Com informações do Metrópoles.
Efrem Ventura
03/11/2021 - 13h12
A rejeiçào nao significa nulla em termos eleitorais, faz aumentar os votos brancos e nulos eventualmente, nada mais.
Qualquer governo de qualquer pais democratico tem alta rejeiçào a partir do dia seguinte o das eleiçoes e até o dia das proximas.