Aliado de primeira hora do pré-candidato a presidência Ciro Gomes e do governador Camilo Santana, o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT) é naturalmente um dos nomes cotados para disputar o Governo do Ceará em 2022.
Depois de oito anos de gestão a frente da capital cearense, o pedetista saiu com alta popularidade e conseguiu eleger seu sucessor, José Sarto (PDT), numa disputa acirrada contra Capitão Wagner (PROS) em 2020.
Alem de visitar os bairros de Fortaleza, Roberto Cláudio intensificou sua agenda pelo interior do estado, em especial na região Centro-Sul do estado, onde seu nome é menos conhecido pelo eleitorado. O pedetista também cumpriu agenda em cidades importantes do estado como Itapipoca, Caucaia e Sobral, sempre ao lado de lideranças locais, prefeitos e parlamentares.
No PDT, Roberto Cláudio disputa a vaga de candidato com o atual secretário de Planejamento do estado Mauro Filho, braço direito de Ciro Gomes, e o presidente da Assembleia Evandro Leitão, mais próximo ao governador Camilo Santana (PT). Recentemente, os três estiveram juntos em um evento do PDT realizado em Crateús, no sertão cearense e sob a liderança do senador Cid Gomes (PDT).