O secretário do governo Dória e ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ainda acredita na viabilidade eleitoral de uma terceira via nas eleições presidenciais de 2022. Na avaliação de Maia, para esse campo alternativo ter chances de disputar o 2° turno é necessário mirar no atual presidente da República, Jair Bolsonaro. “O adversário é o Bolsonaro, que entrou no nosso eleitor”, disse.
Questionado durante a entrevista na Folha sobre um nome que pode melhor representar a terceira via, logicamente que o parlamentar respondeu que é o governador João Doria (PSDB). Mas o próprio tucano já sinalizou que o antipetismo será um dos pilares da sua campanha, caso seja o candidato do seu partido.
“Estou convencido que haverá um nome [da terceira via], que eu acho que é o Doria. A terceira via tem uma chance, que é viabilizar um nome no Sudeste. O Sul e o Centro-Oeste estão contaminados pelo bolsonarismo, e o Nordeste pelo lulismo”, afirmou.
Já sobre Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul que está travando uma disputa acirrada contra Dória nas prévias do PSDB, Maia analisa que as condições eleitorais para o gaúcho serão mais difíceis.
“Muito mais difícil. São dois grandes governadores. Claro que o tempo de vida, experiência, para um cargo como presidente conta muito. Não que um jovem não posso ser presidente, até porque ele [Leite] tem experiência. Mas ele vai sair de um estado bolsonarista, e quem não é bolsonarista lá é petista”.