A bancada ruralista no Congresso acredita que o veto da China a carne brasileira é na verdade uma reação do país asiático aos ataques de Jair Bolsonaro e a política anti-China predominante no Ministério das Relações Exteriores. Bolsonaro e seus aliados já acusaram a China de criar o coronavírus, por exemplo.
Outro episódio que causou desgaste foi quando o então ministro da Educação, Abraham Weintraub, ridicularizou nas suas redes sociais o sotaque dos chineses.
O vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária e ex-ministro da Agricultura, Neri Geller (PP-MT), declarou a Folha que os ruralistas estão acompanhando os movimentos da China “com muita aflição”.
“Acho que o governo melhorou nos últimos seis meses, tirou o ingrediente ideológico e entrou a questão mais pragmática e comercial, que tem que prevalecer. Mas tem, sim, um rescaldo, que atrapalhou e atrapalha”, declarou.
“Desde o começo do governo nós da base alertamos que, ainda que o alinhamento ideológico seja com os Estados Unidos, nossos grandes parceiros comerciais consumidores estão no Oriente. Nosso maior comprador é a China. Precisamos ter um cuidado muito especial com esses países. E esse embargo prejudica muito”, observa.
Elves
21/10/2021 - 23h34
Imaginava que a reação deles seria abandonar a soja, mas a pecuária deu motivo antes. Não da mais para consertar, as pedras foram atiradas e infelizmente política e economia andam de mãos dadas. O vento sopra e ondas viram tsunamis.
Saulo
21/10/2021 - 21h06
“escrita por um idiota para idiotas”
Saulo
21/10/2021 - 21h06
Quem escreveu essa besteira não sabe do que fala, é claramente uma narrativa escritório a porn idiota para idiotas como eles e tentar jogar merda no Presidente da República.
O que a China está fazendo é para forçar a barra e obter alguma vantagem econômica.
Larguem um pouco essas idiotices bananeiras e tentem elevar o nível que ganham mais.
Elson Manoel Dias
23/10/2021 - 10h05
O negacionista não se contenta apenas em negar. Ele precisa também insultar: exibe sua face mais cruel virando as costas para a verdade, abraçando uma mentira que deteriora o país em nome do que já está provado, ridículo e incompetente.
Ano que vem estaremos livres dessa praga chamada BOLSONARO!
Ronei
21/10/2021 - 21h00
Nada a ver, os interesses econômicos estão acima de tudo.