“Está claro que o Lula é a primeira via, atualmente. Todos já conhecem suas qualidades e defeitos. Também é correto nominar o presidente Bolsonaro como segunda via. Ele é bastante conhecido por suas qualidades e defeitos, mas tem, entre seus adeptos, uma parcela importante de eleitores com desprezo ao sistema político. Na minha cabeça, está claro que a terceira via, sempre com 10% em várias eleições e também bastante conhecido, é o Ciro Gomes. Os que falam em terceira via ignoram solenemente esses 10% do eleitorado que hoje tem preferência por ele.
A mídia fala em terceira via, porque, em geral, não lhe agradam as opções Lula, Bolsonaro e Ciro. Aliás, tem todo o direito de não gostar deles. Todavia, o correto seria falar em quarta via. Doria, Leite, Pacheco, Mandetta, Moro, Tebet, Datena são de um bloco de pretendentes à criação de uma quarta via. Mas primeiro seria importante se unirem. A partir daí, podem ter pretensão a coisas maiores.
Na política e, principalmente, no Brasil, as coisas mudam. Entretanto, falta muito pouco para a eleição, menos de um ano, e com todos os pretendentes bastante conhecidos, e cada um com aceitação e rejeição bem consolidadas.”
Carlos Augusto Montenegro (sócio do Ipec e ex-Ibope)
Texto publicado originalmente no blog do Ancelmo Góis no O Globo