O ministro da Casa Civil e presidente Nacional do Progressistas (PP), Ciro Nogueira, está realmente disposto a filiar Jair Bolsonaro ao seu partido. Quando era apenas um deputado federal do baixo clero, o atual inquilino do Planalto foi filiado ao PP por 11 anos.
Nos últimos meses, Bolsonaro intensificou a procura por um partido para chamar de seu. Além do Patriota, outras duas legendas fecharam as portas para o ex-capitão, PRTB de Hamilton Mourão e o DEM que recentemente aprovou a fusão com o PSL para tirar do papel o União Brasil. Já o PTB de Roberto Jefferson já sinalizou que deseja Bolsonaro nos seus quadros.
No caso do PP, Ciro Nogueira abriu diálogo com a cúpula do PL, chefiado por Valdemar Costa Neto, para a formação de uma possível federação. O objetivo é que Bolsonaro seja o candidato do Centrão tendo esses dois partidos como seus fiadores da campanha de reeleição.
Contudo, um dos pontos centrais que interessa tanto a Nogueira quanto a Costa Neto é “robustecer a bancada no Congresso e fortalecer a sigla para reeleger o presidente”. Tudo indica que Bolsonaro enfrente o ex-presidente Lula (PT).
Com informações da Folha.