Ex-ministro do governo Lula, Ciro Gomes (PDT), ex-presidenta Dilma, subiu o tom nas redes e chamou a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) de “incompetente, inapetente e presunçosa”.
A postagem de Ciro foi uma tréplica a uma outra de Dilma Rousseff, que o chamou de mentiroso. O debate teve início com a repercussão da entrevista de Ciro ao Estadão, na qual o pedetista fez duríssimas críticas ao “lulopetismo”, a Dilma, a Lula e ao PT.
“Na vida nunca menti. Mas errei algumas vezes. Uma delas quando lutei contra o impeachment de uma das pessoas mais incompetentes, inapetentes e presunçosas que já passaram pela presidência. Claro, que estou falando de você, Dilma”, afirmou o pedetista nas redes sociais.
Além de ter se declarado um arrependido de não ter apoiado o impeachment de Dilma em 2016, o pré-candidato do PDT também afirmou que “continuo achando que Lula não foi apenas um dos maiores responsáveis por sua desestabilização” e acusou o líder petista de ter feito “movimentos erráticos que resultaram em sua queda”.
“Quem sabe, ele estava retribuindo seu gesto de não aceitá-lo candidato (Ingratidão? Chantagem?). No fundo, vocês dois se merecem. Mas o Brasil merece pessoas melhores que vocês. Guarde suas ofensas e diatribes para quem possa ter medo de você”, disparou o ex-ministro.
Em seguida, porém, ele acrescenta que, “para alívio de consciência, na época do impeachment eu não estava defendendo seu mandato em si mesmo, mas a integridade do cargo que você toscamente ocupava. Se hoje você prefere estar ao lado dos que a traíram, obrigado por me poupar da sua incômoda companhia.”
Acacor
17/10/2021 - 12h51
Presidenta é o oposto de Presidento!
Acacor
16/10/2021 - 11h51
Para os PTucanos o mero criticar de desempenho de uma pessoa é suficiente para rotular de misógino se o alvo da crítica é mulher. De nada interessa o teor da crítica. Essa desqualificação sob argumento de misoginia ou machismo denota somente a política de cancelamento que os PTucanos procuram impor a todos aqueles que os criticam, porque pretendem-se hegemonistas. A crítica do Ciro ao governo Dilma é antiga e fundamentada em pontos técnicos e políticos. Mas como não há como contra argumentar, repete-se à exaustão a tentativa de cancelamento.
EdsonLuiz.
16/10/2021 - 03h17
Existe a palavra ‘presidenta’, sim!
O idioma português generaliza gênero no masculino e essa é uma limitação civilizatória na nossa língua, se é que eu posso dizer assim. Generalizando no masculino, educando meninas e meninas em um idioma que generaliza assim, acaba constituindo uma vantagem para nós, do gênero masculino, sejamos homens heterosexuais ou de outra orientação.
Língua é poder! Leiam assim que puderem, os que ainda não leram, os ensinamentos do linguista Ferdinand de Saussure e outros linguistas progressistas. Mesmo se vocē não é progressista, leiam! Mesmo se forem petistas, destes que vivem dizendo que são progressistas, leiam! Quem sabe com informação com um pouco de qualidade e não com a doutrinação barata das Telas171 não acabam virando progressistas de verdade.
O machismo que esse defeito de aplicar a desinência masculina para generalizar confere uma vantagem aos homens, mas o prejuízo que causa às mulheres e as externalidades a isso trazem prejuízo para o país e para todos, inclusive para nós homens, anulando o que pensamos ser realmente uma vantagem.
O movimento que, para resistir a esse machismo da língua, usa o símbolo @ como desinência de gênero tem uma razão importante para resistir.
Mas, com toda generalização no masculino, algumas palavras escapam desse “poder”, como a palavra ‘presidenta’.
A palavra ‘presidenta’ existe mesmo! E, incrível, eu aprendi isso com a Dilma, que assim que eleita informou que gostaria de ser chamada de presidenta e não de presidente. Eu, antes de fazer o que costuma-se fazer, que é achincalhar, fui procurar e ela tinha razão, a palavra existe e sem sombra de dúvidas é mais pertinente para ser usada com referência a mulheres.
Marco
15/10/2021 - 19h45
Não existe a palavra “presidenta”.
Rodrigo de Albuquerque
14/10/2021 - 16h52
Ah, é mesmo!! Quando Lula disse que “Dilma nasceu para obedecer ordens” não foi misoginia? O que é misoginia para você, PETRALHA cego e iludido?
ARY BOREL DE AGUIAR NETO
14/10/2021 - 13h10
Os insultos partiram de Ciro e de forma gratuita, grosseira e machista!
Não se pode defender o indefensável
ROCHA
14/10/2021 - 10h11
UMA COISA É CERTA! O PAÍS ENTROU NO BURACO NO GOVERNO DILMA ! E O PT JÁ SE RECONSIDEROU COM PARTE DOS POLÍTICOS QUE DERAM GOLPE!!
João Leonel dos Anjos
14/10/2021 - 09h54
Ciro é uma mistura de Collor e Bolsonaro. Alguém acha que sai coisa boa dali? E pelo ataque do Ciro e a resposta da Dilma também fica claro onde reside a debilidade mental.
Bassam
13/10/2021 - 23h24
Briga com insultos é, digamos, 50% de erro de cada uma das partes. Não leva a lugar nenhum. Mas o PT já passou , e está a cada dia menor. Dilma não se elege nem senador por MG. Ciro por outro lado ainda tem muito futuro na política.
Alexandre Neres
13/10/2021 - 19h07
Mais uma vez Ciro passando recibo da sua misoginia. Já estamos acostumados.
Pelo visto também é um dos esportes prediletos do bruxo. Não é a primeira vez que age assim. Um pouquinho de ética não faz mal a ninguém.
Sabe o que me espanta: um homem tão sabido e ensimesmado feito Ciro Gomes, aliado de primeira hora até o apagar das luzes, eis que de repente se deu conta de ter cometido um equívoco e nem ousa fazer uma autocrítica, sai disparando críticas acerbas a torto e à esquerda. Plim-plim!
Rafo Fernandez
13/10/2021 - 18h14
O coroné, além de arrogante, é machista. Se, a um ano da eleição, ele está assim, imagine perto, quando ele vai revelar, de vez, sua face monstruosa. Ciro se perdeu. Não sabe se é direita ou esquerda, pois, ao tentar agradar aos dois polos, não agrada ninguém. Por outro lado, será o fim da oligarquia Gomes, o que, convenhamos, não é uma má notícia.
Ronei
13/10/2021 - 17h09
Exagerou com os elogios a Dilma é retardada mesmo.