Nesta sexta-feira, 5, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal aprovou os dois requerimentos que convidam o ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a prestar esclarecimentos no Congresso Nacional.
Os congressistas querem saber os motivos dos dois manterem ativas suas contas offshore nas Ilhas Virgens Britânicas, um paraíso fiscal no Caribe. O fato foi revelado em documentos do projeto Pandora Papers, do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos.
Os requerimentos aprovados são de autoria dos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jean Paul Prates (PT-RN).
“Imagine o brasileiro acordar com a manchete de que o presidente da Petrobras é dono de posto de gasolina. É mais ou menos isso: a política econômica deste governo fez com o que o patrimônio no exterior do ministro da economia mais do que dobrasse. Talvez você não tenha aí uma ilegalidade. Talvez. Mas seguramente temos um conflito de interesse e é importante que isso seja expresso”, disse Alessandro.
Inicialmente, eles foram apresentados para convocar apenas Paulo Guedes, mas para que Roberto Campos Neto também comparecesse os congressistas concordaram em transformar a convocação num convite. Sendo assim, Guedes e Campos Neto sugeriram a data de 19 de outubro para a audiência pública.