Os planos políticos do ex-presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), para 2022 também incluem uma candidatura ao Palácio da Abolição.
Apoiador declarado do ex-presidente Lula (PT) e um dos principais articuladores do MDB no Nordeste em prol da candidatura do líder petista, Oliveira tem cumprido agenda pelo interior do Ceará, especialmente na região do Cariri, seu berço político.
Apesar do resultado negativo nas eleições de 2014, o ex-presidente do Senado mantém boa relação política e pessoal com o governador Camilo Santana (PT), mas também preserva pontes com a oposição local liderada por Capitão Wagner (PROS).
Com isso, nada indica que o MDB local forme aliança com o PDT nas eleições de 2022 e essa tendência pode se propagar para os outros diretórios do partido na região Nordeste que estão abertamente mais propensos a apoiar Lula, como é o caso dos diretórios emedebistas de Alagoas, Piauí, Pernambuco, Maranhão e no próprio Ceará.
Em solo baiano, o destino do MDB ainda é uma incógnita já que na esfera local o partido faz oposição ao Partido dos Trabalhadores desde a primeira vitória de Jaques Wagner ao Palácio de Ondina em 2006.
Com Eliomar de Lima