O ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), André Lara Resende, disse em entrevista ao Estadão que diferentemente dos economistas mais alinhados ao liberalismo ultrapassado de Paulo Guedes, ele faz a defesa da volta do investimento público e de um estado que trabalhe a longo prazo.
“É necessário ter a volta de investimento público, mas com um horizonte além do governo. Os projetos precisam ser julgados a longo prazo e fora da lógica do equilíbrio fiscal. Eles devem ser submetidos a uma disciplina para analisar taxas de retorno e ganho de bem estar (da sociedade) superior ao custo do endividamento”, disse ao Estadão.
“Existem áreas que são fundamentais para o investimento público, como segurança, por exemplo. Temos que evitar a desagregação e a privatização do Estado. Ele precisa ser competente, sério e que respeite a sociedade”.
Na sua avaliação, a máquina pública que traça objetivos de longo prazo tem a capacidade de atrair mais investimentos e ewuilibrad suas contas. “Um estado com propósito de longo prazo e que balize as ações e os seus investimentos nesse propósito, assim como os investimentos da iniciativa privada”.
Para ler a entrevista completa, clique aqui.
Paulo
16/09/2021 - 22h55
Termos um Porco Guedes atualmente como Ministro da Economia talvez seja um desastre maior até do que o próprio Governo Bolsonaro como um todo. Um homem que diz, a respeito do maior e mais antigo banco brasileiro, que “privatiza essa merda logo”, não tem nível moral para estar em qualquer governo, a não ser, exatamente, nesse em que está…Simonsen e Gudin mandam lembranças. Tristeza…