Por Rui Costa, governador da Bahia pelo Partido dos Trabalhadores (PT)
As falas do presidente [Jair Bolsonaro] não atrapalham somente os governadores, atrapalham o país como um todo, porque gera ódio, gera violência, gera desrespeito às instituições. O Brasil não quer isso, o Brasil nunca foi isso.
O Brasil quer voltar a ser respeitado no mercado internacional voltar a gerar emprego e renda, voltar a garantir comida na mesa do povo.
O Brasil é um país que luta por sua democracia e essas falas desastrosas do presidente causaram tanta indignação que terminaram unindo as pessoas politicamente responsáveis, que lutam pela pacificação e lutam, principalmente, pela defesa das instituições democráticas de direito.
Eu não quero analisar ou adjetivar como as instituições reagiram ao desastre e à irresponsabilidade das falas do presidente da república. O importante é que, de uma forma geral, as instituições e a sociedade reagiram com indignação e receio.
O mais importante de tudo é que reagiram mostrando que querem democracia, que não temem golpe e vão lutar pela liberdade. A maior parte do Brasil tem o bom senso de manter a democracia e de manter o país livre de qualquer tirania. O Brasil tem que voltar a ser o país da solidariedade, do trabalho e, sobretudo, do amor ao próximo.