O ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda entre 1995 e 1998, o economista José Roberto Mendonça de Barros, afirmou que o mercado financeiro não deve continuar apoiando a dupla Jair Bolsonaro e Paulo Guedes e que o desembarque será feito de forma silenciosa.
Na entrevista concedida a BBC, o economista avaliou que o cenário de caos político e econômico, gerado e aprofundado pelo próprio Bolsonaro, está causando enormes prejuízos ao setor financeiro.
“Isso que aconteceu nas últimas duas, três semanas é que essa realidade se abateu no mercado financeiro. Houve uma revisão generalizada de cenários. Estamos falando de outro mundo, outro cenário, em que finalmente o mercado financeiro capitulou”.
Ainda segundo o economista, o clima de conflito impulsionado por Bolsonaro não tem mais chances de recuar e que até o final do seu mandato, o cenário economico continuará incerto e que por isso, “já existe um bom desembarque” do mundo financeiro.
“O executivo puxou essa discussão e agora não tira mais. Então, nós vamos com isso até outubro do ano que vem. Com as incertezas, as pressões… o que só reforça esse cenário de desaceleração”.
“Já existe um bom desembarque. Para a maior parte desses agentes, isso é feito de forma silenciosa. Atualmente, porém, não mais tanto. Aquele primeiro manifesto, em que todo mundo foi na física, havia empresários de peso ali”.