A Fundação Ulysses Guimarães apresentou ao núcleo nacional do MDB um documento de 36 páginas que vai servir para maturar o debate interno no partido sobre as eleições de 2022. Presidido pelo deputado federal Baleia Rossi (SP), o MDB é um das legendas entusiastas de uma candidatura de terceira via no pleito do ano que vem.
Com o título “Todos por um Brasil só”, o documento emedebista faz críticas ao autoritarismo, populismo e faz a defesa da democracia no Brasil. A legenda também faz apontamentos sobre os extremos da política e reforça a postura de equilíbrio adotada pelo MDB desde a redemocratização.
“Os extremos representam um perigo real para a democracia, perigo esse que está cada vez mais presente. Extrema direita e setores da esquerda defendem, claramente, ideias antidemocráticas”, afirma.
No que diz respeito a crise política, econômica e sanitária o partido afirma que “vê com extrema preocupação esse cenário, comprometido, como sempre esteve, com os valores da liberdade e da igualdade social e de oportunidades” e que “nunca advogou por soluções autoritárias, jamais arredando”.
Já sobre a crise institucional, o MDB defende a relação harmônica entre os poderes e que “o aperfeiçoamento real da democracia brasileira só poderá vir através de uma qualificação do diálogo institucional, o que se traduzirá por um verdadeiro diálogo entre o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, com pesos e contrapesos”.
Para ler o documento na íntegra, clique aqui.
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!