Em entrevistas recentes, o ex-ministro Ciro Gomes apresentou algumas versões sobre fatos ocorridos nas eleições de 2018.
Em entrevista ao Bial, o apresentador mostrou um vídeo onde o economista Delfim Neto mencionava um “acordo” entre Ciro e Lula, segundo o qual o petista apoiaria Ciro como candidato a presidência da república. Em seguida, ainda segundo Delfim, Lula teria “traído” Ciro e lançado Haddad.
Perguntado se a versão de Delfim procedia, Ciro disse que sim.
Na mesma entrevista, e em outras, Ciro assegurou que não recebeu nenhuma ligação de Haddad após a divulgação do resultado no primeiro turno. O pedetista fala isso como uma espécie de justificativa para o seu silêncio durante o período.
Reunimos aqui alguns comentários de Fernando Haddad sobre esses fatos.
📺 Fernando Haddad (PT) revelou em sua entrevista no #ConversaComBial que Ciro Gomes (PDT) foi convidado, mas recusou, para ser vice de Lula em 2018. Caso Lula não pudesse ser candidato, Ciro assumiria a chapa e Haddad passaria a ser vice.pic.twitter.com/JwTnBAoRae
— Central da Política (@centralpolitcs) August 24, 2021
A íntegra da entrevista de Haddad a Pedro Bial pode ser vista neste link.
Ciro afirmou em entrevista ao Bial, que Haddad jamais o ligou por apoio após o resultado do 1° turno.
Hoje Haddad deu entrevista ao Bial, mas antes falou à Revista Fórum e respondeu a essa questão. E ainda disse que tem testemunhas: Manuela D'ávila. pic.twitter.com/SO0tREoDpD— 🚩🚩ToricoHCN🚩🚩 (@ToricoHCN) August 23, 2021
Abaixo, a íntegra da entrevista de Haddad a revista Forum.
Beatriz
26/08/2021 - 10h11
Peço que o blog reflita sobre a cobertura que fez dessa fala e da fala de Ciro.
Na entrevista ao Bial, Ciro disse que Haddad não havia ligado para ele “para conversar e procurar algum ponto específico de seu programa”. Ou seja, a crítica de Ciro era ao fato de Haddad e o PT buscarem um apoio automático vindo dele, sem que houvesse ao menos uma discussão real de estarem juntos – o que pressupõe incorporar pontos defendidos pelo ex-candidato que se busca como aliado.
Por que esse blog que eu tanto estimo cobriu tão mal essa fala que nem deveria se tornar uma briga?
Sabe, Miguel, eu me lembro da cobertura do blog em 2017/2018 e de como naquele período vc parecia bastante incomodado e crítico à conduta da militância do PT. Agora, vejo que vc está realmente incomodado com a conduta da militância do PDT. Você tem seus motivos e razões, tanto lá como cá. Pois bem, mas esse tipo de incômodo está te impedindo de fazer uma cobertura que seja realmente valiosa sobre esse período político delicado e, nesse sentido, pode acentuar ainda mais toda essa briga e dissenso contra os quais vc diz se colocar. Tente procurar uma saída pra além da cobertura do dissenso. Temos que interpelar essas duas militâncias quanto a sua responsabilidade de não aceitarem cair nos erros de seus líderes, e para que pressionem seus líderes e não cometerem os mesmos erros. O resto é resto. Nós precisamos disso e você seria uma voz importante.
Nelson Cabrera
25/08/2021 - 01h55
Após Ciro não aceitar ser vice com a possibilidade de ser o majoritario caso Lula fosse preso a conjuntura mudou.
Não foi traição.
Lula foi preso e Ciro sendo o subtituto com Hadad de vice poderia ser o presidente hoje. Ciro teve vergonha na epoca e pelo jeito nunca vai ser presidente. Sejamos realistas e desapaixonados!
Alexandre Neres
25/08/2021 - 01h48
A própria reação do Ciro confirma o que Haddad disse. Não fez qualquer reparo, não argumentou, apenas partiu pro ataque. Só pra variar. Além disso, como testemunha ocular da cena, Requião confirmou a versão de Haddad. Se Ciro tivesse visão política, seria hoje presidente do Brasil e não teríamos passando por maus bocados. Mas não. Aproveitando-se da situação que o maior líder popular do Brasil estava encarcerado devido à perseguição implacável do aparato midiático-policial-judicial, apostou suas fichas no antipetismo e tentou herdar o legado de Lula dando um migué. Deu no que deu, levou uma sova nas urnas. Agora taí, cometendo uma sucessão de equívocos. Vai pendurar a chuteira indo para o ostracismo. Ninguém aguenta mais o fanfarrão com sua verrina que parece um ramerrão.
Marco Vitis
24/08/2021 - 16h32
Por que Delfim mentiria ? Por que Haddad e Ciro foram ao escritório de Delfim ?
O fato é que Delfim foi categórico: Lula traiu Ciro e ensejou a eleição de Bolsonaro.
Lula e os petistas fanáticos deveriam assumir o que fizeram. Parece até o coronel Brilhante Ulstra dizendo que nunca torturou ninguém. Já encheu o saco essa tentativa de fraudar a História.
paulo
24/08/2021 - 15h03
Ciro falou sobre ser vice do PT e em caso de impedimento do lula e assumir cabeça da chapa, só que o Andrade não comentou que teria que passar pela cúpula do PCC, digo PT, o mesmo aconteceu com Requião é só louco ou burro para acreditar em promessas do lula!
delfin é um bosta mas acredito nele, não aceitaria a palavra do PT nem para negociar um periquito!
Belchior Medeiros
24/08/2021 - 14h10
Ciro já explicou essa questão e Delfin Neto também.
Primeiro, a mando de Lula, Ciro foi convidado para uma reunião com Haddad e Delfin Neto em São Paulo. Nesta reunião ficou acertado e acordado que Lula lançaria Ciro presidente e Haddad vice numa aliança PDT/PT. Depois desta reunião Lula recuou e passou a defender sua própria candidatura, mesmo preso e sabendo que o TSE teria que vetar seu nome devido a lei da ficha limpa. Então, já com a candidatura posta Lula chamou Ciro prá ser seu vice e se o TSE votasse Ciro assumiria e Haddad seria o vice. Ora, Ciro já era candidato aprovado pelo PDT, o acordo feito com Haddad e Delfin estava valendo e Ciro já estava em plena campanha. Então, aceitar a nova proposta de Lula e ainda ter que ir na prisão toda semana para receber ordem de Lula como Haddad fez, seria fazer papel de pau mandado e marionete, aí Ciro não aceitou. Esta é a verdade.
Alan C
24/08/2021 - 13h05
Redação, me desculpe novamente, mas é mais um título de matéria equivocado no blog.
Haddad não contesta a versão do Delfim Neto (não é do Ciro, portanto aqui há outro equívoco), pois ele inicia a resposta dele ao Bial dizendo “este encontro houve”, e depois fala de outra proposta feita ao Mangabeira Unger que é outro assunto.
Sugiro rever o título.