Os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Fabiano Contarato (Rede-ES) foram ao Supremo Tribunal Federal (STF) para protocolar um pedido de investigação contra o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, por prevaricação.
O pedido foi direcionado para o gabinete da ministra Cármen Lúcia que vai encaminhar para o Conselho Superior do Ministério Público Federal.
No pedido, os congressistas afirmam que o “comportamento desidioso do Procurador-Geral da República fica evidente não só pelas suas omissões diante das arbitrariedades e crimes do presidente da República, mas também pelas suas ações que contribuíram para o enfraquecimento do regime democrático brasileiro e do sistema eleitoral e para o agravamento dos impactos da Covid-19 no Brasil, além de ter atentado direta e indiretamente contra os esforços de combate à corrupção no país”.
Para completar, também se alega que o “conjunto de fatos demonstra patentemente que o Procurador-Geral da República procedeu de modo incompatível com a dignidade e com o decoro de seu cargo”.
As irregularidades apontados contra o PGR são de omissão em relação aos ataques de Bolsonaro contra sistema eleitoral, omissões e negativas em atuar na defesa do regime democrático e recusas no dever de fiscalizar o cumprimento da lei no enfrentamento ao coronavírus no Brasil.
Paulo
18/08/2021 - 21h49
Aras é um nome que representará muito no futuro. Não pelo que ele é ou faz, mas pelo que não é e não faz…PGR precisa ser escolhido na lista tríplice ou a República acaba…
carlos
18/08/2021 - 20h19
O Sr. Aras tem duas caras, infelizmente nenhuma delas tem vergonha, em nome do povo brasileiro, cometeu crime tem que responder pelos crimes que cometeu na cadeia.
carlos
18/08/2021 - 17h54
Não me canso de dar parabéns, pra esses senadores, que são verdadeiros baluartes na luta luta contra esses que ignoram o tempo a pandemia, e aras já deveria ter sido condenado há muito tempo, porque quem sabe a dor é quem como eu perdi um ente querido que não tive a oportunidade de velo de longe porque fui proibido pela funerária.