No início da tarde desta terça-feira, 17, a XP Investimentos divulgou uma nova pesquisa de intenção de voto para a presidência da República e mostra que o ex-presidente Lula (PT) ampliou sua vantagem diante de Jair Bolsonaro.
Na pesquisa anterior, o líder petista aparecia com 38% e viu sua margem aumentar 2%, chegando a 40%. Já Bolsonaro que registrou 26% no levantamento anterior caiu 2% e agora está com 24%.
O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) se manteve com seus 10% de intenções de voto e continua sendo o candidato mais forte da chamada terceira via, embora esse campo esteja estagnado. O ex-juiz Sergio Moro tem 9% das menções, Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Eduardo Leite (PSDB) com 4%, cada.
No segundo cenário, Lula continua com vantagem, mas dessa vez com 37% e incluindo o nome de José Luiz Datena, recentemente filiado ao PSL e possível candidato ao Planalto. Bolsonaro registra 28%, Ciro Gomes vai a 11%, Mandetta, Doria e Datena com 5%, cada. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) tem 1%.
Em queda livre, Bolsonaro perde em todos os cenários de 2° turno
Cada vez mais afundado na crise política, econômico, sanitária e institucional, Bolsonaro perde para todos os seus concorrentes nos cenários de 2° turno. As maiores derrotas são contra Lula (PT) e Ciro Gomes (PDT) com 19% e 12% de diferença, respectivamente.
A XP ouviu mil eleitores em todas as regiões do Brasil entre os dias 11 a 14 de agosto. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.